Desinformação e vilanização: as fake news para públicos religiosos nas eleições brasileiras de 2022
Résumé
O texto apresenta resultados de uma investigação sobre fake news sensíveis a públicos religiosos no contexto das eleições presidenciais brasileiras de 2022. Tendo em referência a discussão teórica sobre desinformação (Correia, 2019; Gomes, Dourado, 2019) na atualidade, foram selecionados materiais identificados como fake news pelo Coletivo Bereia e pela Agência Lupa no período eleitoral que traziam pautas sensíveis a públicos religiosos. Tais publicações foram analisadas a partir de três categorias previamente estabelecidas: vilão, vítima e herói. Procurou-se identificar também os temas predominantes e quem seriam os mais prejudicados pelas fake news. Os resultados apontam uma predominância de conteúdos prejudiciais à setores da esquerda e, consequentemente, favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, observou-se que a categoria “vilão” esteve presente em número significativamente superior aos da de herói, o que reforça a existência de um processo de desqualificação da política, levando-nos a propor a vilanização como potencial característica das fake news.
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