Desinformação e vilanização: as fake news para públicos religiosos nas eleições brasileiras de 2022
Resumo
O texto apresenta resultados de uma investigação sobre fake news sensíveis a públicos religiosos no contexto das eleições presidenciais brasileiras de 2022. Tendo em referência a discussão teórica sobre desinformação (Correia, 2019; Gomes, Dourado, 2019) na atualidade, foram selecionados materiais identificados como fake news pelo Coletivo Bereia e pela Agência Lupa no período eleitoral que traziam pautas sensíveis a públicos religiosos. Tais publicações foram analisadas a partir de três categorias previamente estabelecidas: vilão, vítima e herói. Procurou-se identificar também os temas predominantes e quem seriam os mais prejudicados pelas fake news. Os resultados apontam uma predominância de conteúdos prejudiciais à setores da esquerda e, consequentemente, favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, observou-se que a categoria “vilão” esteve presente em número significativamente superior aos da de herói, o que reforça a existência de um processo de desqualificação da política, levando-nos a propor a vilanização como potencial característica das fake news.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.