O potencial da Inteligência Artificial Generativa no Jornalismo: Novas perspectivas para análise de dados nas plataformas de mídias sociais

Autores/as

Resumen

Este estudo analisa o papel da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e do Jornalismo Automatizado na investigação e análise de conteúdos em mídias sociais, com foco especial na identificação de discursos, polarizações e comportamentos dos usuários em redes de comentários. Utilizando ferramentas baseadas em IA Generativa, é possível mapear métricas quantitativas e qualitativas, bem como detectar toxicidade, sentimentos predominantes e padrões discursivos entre participantes. A pesquisa apresenta um estudo de caso exploratório e aplicado com uma amostra de 20.353 comentários coletados no Twitter entre 13 e 19 de abril de 2023, relacionados ao termo "Lula". Os resultados revelam as dinâmicas discursivas e os efeitos de polarização que surgiram após declarações do presidente brasileiro sobre a Guerra na Ucrânia durante visitas internacionais. A IAG se revela um bom assistente para analisar as novas epistemologias jornalísticas, mas requer que um humano tenha o domínio do contexto analisado e indique o caminho das análises fazendo <Prompts> adequados para que a IA possa investigar e realizar análises complexas em grandes bases de dados. 

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Pós-Doutora, ex-bolsista do CNPq no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto - Ca em 2020. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), colaboradora no Programa de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC/UFSC), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps), Métodos Digitais, Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados e tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA.Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec e participa do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq.Publicou os livros Comunicação e comunidades virtuais - Participação e Colaboração (2012), Noções Básicas de WebDesign (2014) e organizou Jornalismo e Plataformização (2021), Jornalismo, Sociedade e Pandemia (2020), Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática (2013), Gêneros e formatos no ciberjornalismo (2019), Ensaios sobre televisão e telejornalismo, Anais do 5 Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia.

Laura Rayssa de Andrade Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Doutoranda the Post-Graduation Program in Jornalismo of the Federal University of Santa Catarina (PPGJor/ UFSC). Master in Journalism at the Federal University of Paraíba (UFPB), with international mobility at the University of Beira Interior (UBI) - Portugal. Specialist in Digital Communication and Data Marketing at Faculdade Cesrei. Graduated in Social Communication with qualification in Journalism from the State University of Paraíba (UEPB). Atuou as Secretary of Communication of the municipality of Mogeiro-PB. Work in the Municipal Chamber of Mogeiro-PB, in Rádio Nova Mogeiro FM, in Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), in Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), in Tv Paraíba (Affiliated Rede Globo) and in Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes (SENAI Unit).

Publicado

2025-05-29