O potencial da Inteligência Artificial Generativa no Jornalismo: Novas perspectivas para análise de dados nas plataformas de mídias sociais

Authors

Abstract

Este estudo analisa o papel da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e do Jornalismo Automatizado na investigação e análise de conteúdos em mídias sociais, com foco especial na identificação de discursos, polarizações e comportamentos dos usuários em redes de comentários. Utilizando ferramentas baseadas em IA Generativa, é possível mapear métricas quantitativas e qualitativas, bem como detectar toxicidade, sentimentos predominantes e padrões discursivos entre participantes. A pesquisa apresenta um estudo de caso exploratório e aplicado com uma amostra de 20.353 comentários coletados no Twitter entre 13 e 19 de abril de 2023, relacionados ao termo "Lula". Os resultados revelam as dinâmicas discursivas e os efeitos de polarização que surgiram após declarações do presidente brasileiro sobre a Guerra na Ucrânia durante visitas internacionais. A IAG se revela um bom assistente para analisar as novas epistemologias jornalísticas, mas requer que um humano tenha o domínio do contexto analisado e indique o caminho das análises fazendo <Prompts> adequados para que a IA possa investigar e realizar análises complexas em grandes bases de dados. 

Author Biographies

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Pós-Doutora, ex-bolsista do CNPq no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto - Ca em 2020. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), colaboradora no Programa de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC/UFSC), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps), Métodos Digitais, Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados e tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA.Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec e participa do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq.Publicou os livros Comunicação e comunidades virtuais - Participação e Colaboração (2012), Noções Básicas de WebDesign (2014) e organizou Jornalismo e Plataformização (2021), Jornalismo, Sociedade e Pandemia (2020), Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática (2013), Gêneros e formatos no ciberjornalismo (2019), Ensaios sobre televisão e telejornalismo, Anais do 5 Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia.

Laura Rayssa de Andrade Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

PhD student in the Postgraduate Program in Journalism at the Federal University of Santa Catarina (PPGJor/UFSC). Master in Journalism from the Federal University of Paraíba (UFPB), with international mobility at the University of Beira Interior (UBI) - Portugal. Specialist in Digital Communication and Data Marketing from Faculdade Cesrei. Graduated in Social Communication with a degree in Journalism from the State University of Paraíba (UEPB). She served as Communications Secretary for the municipality of Mogeiro-PB. He worked at the Municipal Council of Mogeiro-PB, at Rádio Nova Mogeiro FM, at the Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), at the Federation of Industries of the State of Paraíba (FIEP), at Tv Paraíba (Affiliate Rede Globo) and at the Education Center Professional Professor Stenio Lopes (SENAI Unit).

Published

2025-05-29