Children's digital cultures occupy the school: the teachers' views

Authors

Abstract

While smartphones are widely used in school spaces (OECD, 2015), teachers say they face numerous challenges with their students: increasing distraction in class, difficulties concentrating, drowsiness and dramatic emotional, social, behavioral and cognitive changes (The Alberta Teachers' Association, n/d), among others. The goal is to understand teachers' perspectives on the digital practices of children and young people and their influence on the school context and student learning. To this end, we did semi-directive interviews (Ghiglione and Matalon, 1997) with twenty IT and Information and Communication Technologies teachers from various regions of Portugal. Teachers recognize the central role of digital technologies in the daily lives of children and young people and refer to four worrying contexts: recreational spaces (intense use of mobile devices to the detriment of physical activities), the classroom (disruptive use of them), processes learning (decreased ability to concentrate) and practices that go beyond school walls (cyberbullying, contact with dangerous strangers, excessive use and sexting). On the other hand, they recognize the need for a closer relationship between the school and the students' digital cultures to motivate them and promote critical and operational digital skills.

Author Biographies

Lidia Marôpo, Instituto Politécnico de Setúbal, ESE e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

Lidia Marôpo é professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, é membro da equipa portuguesa do projeto H2020 Yskills (2020-2024) e coordenou o projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) financiado pelo IPS (2020-2021). Tem publicado sobre diferentes aspectos da relação entre crianças, jovens e media em revistas e editoras científicas nacionais e internacionais de referência. Nos últimos anos sua investigação incide principalmente sobre as culturas digitais infantojuvenis.

João Torres, Instituto Politécnico de Setúbal, ESE e Centro de Competência TIC ESE/IPS

João Torres é Especialista em Educação e trabalha, desde 1998, em projetos de integração das tecnologias no ensino. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e coordena o Centro de Competência TIC dessa instituição.

João Grácio, Instituto Politécnico de Setúbal, ESE e Centro de Competência TIC ESE/IPS

O professor João Grácio é licenciado em Português e Inglês e é pós-graduado em Educação e Tecnologias Digitais. É formador de professores e de formadores na área das TIC. Atualmente, desempenha funções de professor destacado no Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.  

Susana Senos, Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro / AE Proença-a-Nova

Susana Senos é Licenciada em Inglês e Alemão, Mestre em Didática, Mestre em Educação e Tecnologias Digitais, sendo Pós-graduada em Educação Especial (domínio Cognitivo e Motor). Colabora desde 2015 com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro,  aí desempenhando, desde 2019, funções em regime de mobilidade parcial enquanto exerce, ainda, funções no AE de Proença-a-Nova. As Tecnologias Digitais assume um papel relevante na sua área de atuação tendo vindo a integrar vários projetos nacionais e internacionais neste domínio.

Maria José Loureiro, Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

  Maria José Loureiro é licenciada em ensino de Francês/Português, mestre em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa e doutorada em Didática e e-learning. Com mais de 40 anos de serviço, exerceu funções docentes do 3ªCEB, Secundário, Profissional e Superior. Tem inúmeros artigos publicados em revistas da especialidade e integra o International Council of Educational Media (ICEM), desde 2007, ano em que concluiu o seu doutoramento, desempenhando atualmente as funções de presidente deste conselho internacional.

Ana Kubrusly , NOVA FCSH

  Ana Kubrusly (NOVA FCSH, Lisboa, Portugal) é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e atua como bolseira de investigação no projeto ‘On&Off: Atmosferas de Des/Conexão’ financiado pela FCT, na Universidade Lusófona. A sua investigação centra-se na relação das crianças e adolescentes com ambientes digitais, nomeadamente a nível da sua literacia e bem-estar.      

Published

2024-12-31