O potencial da Inteligência Artificial Generativa no Jornalismo: Novas perspectivas para análise de dados nas plataformas de mídias sociais
Resumo
Este estudo analisa o papel da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e do Jornalismo Automatizado na investigação e análise de conteúdos em mídias sociais, com foco especial na identificação de discursos, polarizações e comportamentos dos usuários em redes de comentários. Utilizando ferramentas baseadas em IA Generativa, é possível mapear métricas quantitativas e qualitativas, bem como detectar toxicidade, sentimentos predominantes e padrões discursivos entre participantes. A pesquisa apresenta um estudo de caso exploratório e aplicado com uma amostra de 20.353 comentários coletados no Twitter entre 13 e 19 de abril de 2023, relacionados ao termo "Lula". Os resultados revelam as dinâmicas discursivas e os efeitos de polarização que surgiram após declarações do presidente brasileiro sobre a Guerra na Ucrânia durante visitas internacionais. A IAG se revela um bom assistente para analisar as novas epistemologias jornalísticas, mas requer que um humano tenha o domínio do contexto analisado e indique o caminho das análises fazendo <Prompts> adequados para que a IA possa investigar e realizar análises complexas em grandes bases de dados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.