As culturas digitais infantojuvenis ocupam a escola: a visão dos professores
Resumo
Enquanto os smartphones são usados de modo generalizado nos espaços escolares (OCDE, 2015), os professores dizem enfrentar inúmeros desafios com os alunos: distração crescente nas aulas, dificuldades de concentração, sonolência e mudanças emocionais, sociais, comportamentais e cognitivas dramáticas (The Alberta Teachers' Association, s/d), dentre outros. O objetivo deste trabalho é conhecer a perspetiva dos professores sobre as práticas digitais de crianças e jovens e sobre a sua influência no contexto escolar e na aprendizagem dos estudantes. Para tal, foram realizadas entrevistas semidiretivas (Ghiglione e Matalon, 1997) com vinte professores de Informática e Tecnologias da Informação e Comunicação de várias regiões de Portugal. Os docentes reconhecem o papel central das tecnologias digitais no quotidiano das crianças e jovens e referem quatro contextos preocupantes: os espaços de recreio (uso intenso de dispositivos móveis em detrimento de atividades físicas), a sala de aula (uso disruptivo dos mesmos), processos de aprendizagem (diminuição da capacidade de concentração) e práticas que extrapolam os muros escolares (cyberbullying, contato com estranhos perigosos, uso excessivo e sexting). Por outro lado, reconhecem a necessidade de uma maior aproximação entre a escola e as culturas digitais dos alunos como estratégia para motivá-los e promover competências digitais críticas e operacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.