Submissões

Neste momento esta revista não aceita submissões.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; tipo de letra Times; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
  • Os autores comprometem-se a fazer a submissão respeitando os dados que lhe são aqui solicitados, considerando-se que o manuscrito é a proposta final. Só poderão ser introduzidas as alterações sugeridas pelos revisores durante o período que será solicitado aos autores; e as alterações de forma, revisão ortográfica e outros detalhes formais durante o período destinado à prova final de autor.

Instruções para Autores

1. A. NORMAS para 'ARTIGOS'
Antes de enviar um artigo, cada Autor deve certificar-se de que o seu texto adira aos seguintes padrões de formato para publicação:

Fonte - espaço único; Fonte Times de 11 pontos; sem negrito e itálico em vez de sublinhado (exceto endereços de URL).
Tabelas / Gráficos - insira no texto nos lugares apropriados, em vez disso, no final do seu documento.
Imagens / Vídeos / Audios - insira no texto nos lugares apropriados, em vez disso, no final do seu documento.
Padrões de estilo e bibliografia - use a guia de estilo APA.
Título - conciso e informativo. Remova a informação dos nomes dos autores, e-mails e afiliações para o processo de revisão em dupla ocultação.
Resumo - não mais do que 200 palavras. (Nota: se o seu texto estiver escrito em outro idioma diferente do inglês, envie uma versão original e uma versão em inglês do seu resumo, título e palavras-chave). Palavras-chave - 3 a 6 palavras-chave.
URL - todos os endereços de URL no texto e bibliografia / referências devem estar ativos e estar prontos para clicar.
Duração dos artigos - 20 páginas no máximo
Permissões - Os autores são obrigados a obter permissões para reproduzir materiais protegidos anteriormente de outras fontes, tanto em formato impresso como eletrônico.

Assegurando a Revisão Cega por Pares

Para assegurar a integridade da revisão por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e revisores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e revisores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de revisão) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Ficheiro > Propriedades), iniciando em Ficheiro, no menu principal, e clicando na sequência: Ficheiro > Guardar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do ficheiro ao guardar > OK > Guardar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Ficheiro no menu principal do Adobe Acrobat.

Política de Privacidade

Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Estudos em Comunicação, do Labcom, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para Estudos em Comunicação / Estudos de comunicação, confirma que  é o autor e possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.