Gamificação e Literacia Mediática: uma nova abordagem para combater e desinformação no jornalismo digital

Autores

Resumo

A crescente disseminação de desinformação no ambiente digital representa um dos principais desafios para o jornalismo e, em particular, para a literacia mediática. O fact-checking tornou-se uma ferramenta essencial no combate às fake news, mas a sua eficácia depende do envolvimento do público na verificação dessa informação. Neste contexto, a gamificação pode representar uma estratégia inovadora para estimular a aprendizagem e a participação ativa na deteção de notícias falsas. Esta investigação explora a relação possível entre o jornalismo digital e a gamificação, analisando como os jogadores podem ser envolvidos na verificação de factos. Com base numa revisão da literatura sobre desinformação e estratégias de envolvimento digital, propomos um modelo teórico para um jogo educativo, que pretende contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica dos jogadores na análise de conteúdos jornalísticos. A proposta destaca os potenciais benefícios e os desafios desta abordagem, ao mesmo tempo que contribui para futuras investigações e desenvolvimento de projetos relacionados com a gamificação e o jornalismo digital.

Biografias Autor

Tiago Fernandes, Instituto Politécnico de Bragança

Tiago Fernandes é professor, investigador e artista na área das Media Artes. É Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança, onde exerce funções de coordenação académica e científica, nomeadamente como Coordenador Adjunto do Departamento de Artes e Humanidades, Coordenador dos Espaços do Centro de Recursos Audiovisuais e Diretor da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo. Doutorado em Media Artes pela UBI, onde concluiu também a licenciatura e o mestrado em Cinema, lecionou nessa instituição entre 2015 e 2022, tendo sido Diretor da Licenciatura em Cinema entre 2021 e 2022. É investigador integrado do CITED-IPB e membro colaborador do iArtes-UBI, tendo sido Professor Assistente Convidado na UTAD, no Mestrado em Tecnologia Multimédia (2023–2025). Desde 2024 é Coordenador Editorial da Aniki – Portuguese Journal of the Moving Image. Paralelamente, desenvolve uma prática artística e curatorial em cinema, som e artes audiovisuais, com projetos apresentados em contextos museológicos, académicos e comunitários.

 

Manuela Carneiro, Instituto Politécnico de Bragança

Manuela Carneiro é jornalista desde 1998, depois de concluir a licenciatura em Comunicação Social, na Universidade do Minho. Começou o percurso profissional na RTP (entre 1998 e 2002), iniciando mais tarde, em 2003, o seu percurso académico como docente do Instituto Politécnico de Bragança, ao mesmo tempo que fazia o mestrado em Sociologia da Cultura e dos Estilos de Vida, na Universidade do Minho. Desde 2007 é também a correspondente da SIC em Vila Real. A atividade como jornalista permitiu-lhe obter o título de Especialista em Ciências da Comunicação, em 2014. Em 2023 regressou de novo à Universidade do Minho para realizar o doutoramento em Ciências da Comunicação, passando a integrar o grupo de colaboradores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Nos últimos anos tem desenvolvido investigação na área do jornalismo de proximidade, com destaque para a televisão. 

João Paulo Sousa, Instituto Politécnico de Bragança

João Paulo Sousa é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde também obteve o mestrado em Tecnologia da Engenharia e o doutoramento em Informática. O seu currículo científico integra dezenas de publicações indexadas na Scopus, incluindo artigos publicados em revistas Q1. No âmbito da sua atividade científica, exerceu as funções de Chair da conferência Videojogos2020 e integra diversos comités científicos internacionais. A sua investigação incide em videojogos, serious games, gamificação e inteligência artificial. Ao nível da gestão académica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), dirigiu as licenciaturas em Informática e Comunicações e em Design de Jogos, bem como o Centro de Recursos Informáticos da ESACT. Atualmente, é Professor Adjunto no IPB, membro do centro de investigação CeDRI e assumiu recentemente a direção do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Downloads

Publicado

2025-12-17