Gamificação e Literacia Mediática: uma nova abordagem para combater e desinformação no jornalismo digital
Resumo
A crescente disseminação de desinformação no ambiente digital representa um dos principais desafios para o jornalismo e, em particular, para a literacia mediática. O fact-checking tornou-se uma ferramenta essencial no combate às fake news, mas a sua eficácia depende do envolvimento do público na verificação dessa informação. Neste contexto, a gamificação pode representar uma estratégia inovadora para estimular a aprendizagem e a participação ativa na deteção de notícias falsas. Esta investigação explora a relação possível entre o jornalismo digital e a gamificação, analisando como os jogadores podem ser envolvidos na verificação de factos. Com base numa revisão da literatura sobre desinformação e estratégias de envolvimento digital, propomos um modelo teórico para um jogo educativo, que pretende contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica dos jogadores na análise de conteúdos jornalísticos. A proposta destaca os potenciais benefícios e os desafios desta abordagem, ao mesmo tempo que contribui para futuras investigações e desenvolvimento de projetos relacionados com a gamificação e o jornalismo digital.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
