Gamificação e Literacia Mediática: uma nova abordagem para combater e desinformação no jornalismo digital

Authors

Abstract

The increasing spread of disinformation in the digital environment represents one of the main challenges for journalism and, in particular, for media literacy. Fact-checking has become an essential tool in the fight against fake news, but its effectiveness depends on the public's engagement in verifying information. In this context, gamification may offer an innovative strategy to promote learning and active participation in detecting false news. This study explores the potential relationship between digital journalism and gamification, analyzing how players can be involved in fact-checking processes. Based on a review of the literature on disinformation and digital engagement strategies, we propose a theoretical model for an educational game, in the form of an interactive quiz, aimed at enhancing players’ critical capacity in analyzing journalistic content. The proposal highlights the potential benefits and challenges of this approach, while also contributing to future research and the development of projects related to gamification and digital journalism.

Author Biographies

Tiago Fernandes, Instituto Politécnico de Bragança

Tiago Fernandes é professor, investigador e artista na área das Media Artes. É Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança, onde exerce funções de coordenação académica e científica, nomeadamente como Coordenador Adjunto do Departamento de Artes e Humanidades, Coordenador dos Espaços do Centro de Recursos Audiovisuais e Diretor da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo. Doutorado em Media Artes pela UBI, onde concluiu também a licenciatura e o mestrado em Cinema, lecionou nessa instituição entre 2015 e 2022, tendo sido Diretor da Licenciatura em Cinema entre 2021 e 2022. É investigador integrado do CITED-IPB e membro colaborador do iArtes-UBI, tendo sido Professor Assistente Convidado na UTAD, no Mestrado em Tecnologia Multimédia (2023–2025). Desde 2024 é Coordenador Editorial da Aniki – Portuguese Journal of the Moving Image. Paralelamente, desenvolve uma prática artística e curatorial em cinema, som e artes audiovisuais, com projetos apresentados em contextos museológicos, académicos e comunitários.

 

Manuela Carneiro, Instituto Politécnico de Bragança

Manuela Carneiro é jornalista desde 1998, depois de concluir a licenciatura em Comunicação Social, na Universidade do Minho. Começou o percurso profissional na RTP (entre 1998 e 2002), iniciando mais tarde, em 2003, o seu percurso académico como docente do Instituto Politécnico de Bragança, ao mesmo tempo que fazia o mestrado em Sociologia da Cultura e dos Estilos de Vida, na Universidade do Minho. Desde 2007 é também a correspondente da SIC em Vila Real. A atividade como jornalista permitiu-lhe obter o título de Especialista em Ciências da Comunicação, em 2014. Em 2023 regressou de novo à Universidade do Minho para realizar o doutoramento em Ciências da Comunicação, passando a integrar o grupo de colaboradores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Nos últimos anos tem desenvolvido investigação na área do jornalismo de proximidade, com destaque para a televisão. 

João Paulo Sousa, Instituto Politécnico de Bragança

João Paulo Sousa é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde também obteve o mestrado em Tecnologia da Engenharia e o doutoramento em Informática. O seu currículo científico integra dezenas de publicações indexadas na Scopus, incluindo artigos publicados em revistas Q1. No âmbito da sua atividade científica, exerceu as funções de Chair da conferência Videojogos2020 e integra diversos comités científicos internacionais. A sua investigação incide em videojogos, serious games, gamificação e inteligência artificial. Ao nível da gestão académica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), dirigiu as licenciaturas em Informática e Comunicações e em Design de Jogos, bem como o Centro de Recursos Informáticos da ESACT. Atualmente, é Professor Adjunto no IPB, membro do centro de investigação CeDRI e assumiu recentemente a direção do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Published

2025-12-17