Financiamento de portais digitais nos quase desertos de notícias de Santa Catarina: Análise a partir do Atlas da Notícia (2024)

Analysis based on Atlas da Notícia (2024)

Autores

Resumo

Com a crise dos modelos tradicionais de financiamento do setor de mídia, as organizações precisam buscar novas maneiras para se manterem sustentáveis em um cenário em que o jornalismo vem perdendo seu protagonismo como principal espaço para anunciar para as redes sociais e a publicidade programática. Buscando compreender como essas mudanças afetam o jornalismo local, propomos uma análise dos modos de financiamento de veículos online nas regiões quase desertas de notícias do estado brasileiro de Santa Catarina. Apesar de ser o quinto estado do país com o maior número de veículos, 197 dos 295 municípios catarinenses (66,78%) são desertos ou quase desertos de notícias. A partir do cruzamento de dados do Atlas da Notícia v.6 (Projor, 2024), identificamos 11 jornais de atuação exclusivamente digital em dez cidades consideradas quase desertas. Em nossa análise, identificamos o uso de métodos como publicidade tradicional, publicidade legal, pedidos de doações e links comissionados, o que contrasta com a nossa hipótese de que, em um cenário de crise, jornalismo local adotaria estratégias não convencionais de financiamento e forneceria pistas sobre possíveis tendências para a sustentabilidade de veículos em locais com baixa densidade de informação jornalística.

Biografias Autor

Natália Huf, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do objETHOS - Observatório da Ética Jornalística (UFSC).

Lucas Santos Carmo Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

2025-12-17