Financiamento de portais digitais nos quase desertos de notícias de Santa Catarina: Análise a partir do Atlas da Notícia (2024)
Analysis based on Atlas da Notícia (2024)
Résumé
Com a crise dos modelos tradicionais de financiamento do setor de mídia, as organizações precisam buscar novas maneiras para se manterem sustentáveis em um cenário em que o jornalismo vem perdendo seu protagonismo como principal espaço para anunciar para as redes sociais e a publicidade programática. Buscando compreender como essas mudanças afetam o jornalismo local, propomos uma análise dos modos de financiamento de veículos online nas regiões quase desertas de notícias do estado brasileiro de Santa Catarina. Apesar de ser o quinto estado do país com o maior número de veículos, 197 dos 295 municípios catarinenses (66,78%) são desertos ou quase desertos de notícias. A partir do cruzamento de dados do Atlas da Notícia v.6 (Projor, 2024), identificamos 11 jornais de atuação exclusivamente digital em dez cidades consideradas quase desertas. Em nossa análise, identificamos o uso de métodos como publicidade tradicional, publicidade legal, pedidos de doações e links comissionados, o que contrasta com a nossa hipótese de que, em um cenário de crise, jornalismo local adotaria estratégias não convencionais de financiamento e forneceria pistas sobre possíveis tendências para a sustentabilidade de veículos em locais com baixa densidade de informação jornalística.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Estudos em Comunicação / Communication Studies est un journal en libre accès. Tout son contenu est gratuitement disponible gratuitement pour l'utilisateur ou son institution. Les utilisateurs sont autorisés à lire, télécharger, copier, distribuer, imprimer, rechercher, ou un lien vers le texte intégral des articles de ce journal sans demander la permission préalable de l'éditeur ou de l'auteur. Estudos em Comunicação, par Labcom, est sous licence Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. En soumettant votre travail à Estudos em Comunicação / Communication studies, vous confirmez que vous êtes l'auteur et possédez les droits d'auteur, que le contenu est original et non publié auparavant, et que vous acceptez les conditions de licence.
