Chamada para número especial|Mapeamento de cenários éticos: dinâmicas organizacionais, envolvimento e impacto social
Editores: Gisela Gonçalves (Universidade da Beira Interior /LabCom, Portugal), Evandro Oliveira (Universidade Autónoma/LabCom, Portugal) e Shannon Bowen (University of South Carolina, EUA).
As mudanças anacrónicas e disruptivas, as dinâmicas sociopolíticas e o ativismo dos stakeholders aumentaram a necessidade de as organizações assumirem compromissos éticos e questionarem as suas práticas e impactos na sociedade. Os compromissos éticos permitem resolver microquestões e algumas preocupações legais, mas também desempenham um papel central na procura de soluções para os desafios locais e globais. Além disso, estas mudanças são adotadas pelas organizações de acordo com compromissos e posicionamentos estratégicos e não desempenham apenas um papel isolado. Este número especial procura propostas de investigação original que abordem a comunicação estratégica e organizacional a partir de um horizonte normativo e ético, que é cada vez mais exigido.
Na atualidade, as empresas enfrentam imperativos normativos para abordar questões sociais e participarem no discurso político, o que nos leva a ver casos de advocacia social corporativa ou o ativismo dos CEO, a par das estratégias tradicionais de cidadania empresarial e RSE. No entanto, persiste a hipocrisia empresarial, os comportamentos inautênticos e a “soft” propaganda, assim como os estratagemas de greenwashing e outros tipos de colorwashing (pink, rainbow, blue, etc.).
Convidamos à submissão de artigos empíricos, conceptuais e críticos que abordem questões como:
- governação normativa e ética na comunicação organizacional
- envolvimento estratégico em questões não comerciais
- o impacto social da retórica e das narrativas
- implicações regulatórias para o sector público
- ética, liderança e gestão da mudança
- o papel da comunicação estratégica na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
- comunicação no âmbito do modelo B Corp, do quarto sector e das organizações com fins sociais
- advocacia corporativa e social e ativismo dos CEO
- greenwashing e outros tipos de colorwashing
Aviso Importante
Identifique claramente no início do manuscrito que se trata de uma submissão para a edição especial “Mapeamento de cenários éticos: dinâmicas organizacionais, envolvimento e impacto social”. Os artigos revistos de trabalhos apresentados no congresso da ECREA-OSC ou no Global Strategic Communication Conclave são especialmente bem-vindos.
Diretrizes para a submissão de propostas
Os artigos completos devem ser submetidos online através do sítio Web da revista. Os textos podem ser escritos em inglês, espanhol ou português. Se o seu texto estiver escrito em outro idioma diferente do inglês, adicione também uma versão em inglês do seu resumo, título e palavras-chave.
Os artigos devem seguir as directrizes da revista para formatação e referenciação disponíveis aqui: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/about/submissions
Todos os artigos serão submetidos a uma revisão por pares duplamente cega.
Datas importantes
Prazo para o envio de propostas: 29 de julho de 2024
Notificação de aceitação: 27 de setembro de 2024
Publicação do número especial: dezembro de 2024