A divulgação científica sobre rádio no Brasil: Um estudo da revista Rádio-Leituras

Auteurs

Mots-clés :

rádio-leituras, pesquisa científica, Brasil

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as publicações sobre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro especializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edições, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin,
1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia sonora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decorrer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apontar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.

Bibliographies de l'auteur

Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em Linguística Aplicada (UFMG), tendo realizado estágio de pós-doutorado em Comunicação na Universidad de Navarra (Espanha). Trabalhou durante 18 anos em emissoras de rádio, principalmente a Rádio Itatiaia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação". Ganhou o 3º lugar nacional no Prêmio Freitas Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. É diretora científica da Intercom e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2014) e foi diretora Regional Sudeste da Intercom (2014-2017). É sócia da Intercom (Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora), da SBPJor (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación . Tem 11 livros publicados, além de vários artigos sobre rádio, radiojornalismo e novas tecnologias em rádio. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

Henrique Cordeiro Martins, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela UFMG, com estágio sanduíche na Birmingham School, Inglaterra. Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. Professor titular do Programa de Doutorado e Mestrado acadêmico em Administração e de Sistema de Informações e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. É avaliador ad hoc do MEC/INEP na avaliação de cursos Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Governança Corporativa, Empresas Familiares, Estratégia, Organizações e Serviços. Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

Kamilla Morando Avelar, Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista, mestre em Comunicação (UFOP) e doutoranda em Administração (Universidade FUMEC). Professora do curso de Jornalismo da UFOP é pesquisadora de rádio e mídia sonora.

Références

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Publiée

2019-12-20