A emergência do neoliberalismo no Brasil: um estudo sobre a revista Veja no contexto das eleições presidenciais de 1989
Mots-clés :
neoliberalismo, revista Veja, história.Résumé
Este artigo teve por objetivo analisar a participação da revista Veja no processo de difusão da ideologia neoliberal no Brasil. O recorte temporal proposto enfatizou o último ano da década de 1980, período que compreende a campanha eleitoral que marcou o retorno das eleições diretas para a presidência da República, vencida pelo candidato Fernando Collor de Mello. Partiu-se da hipótese que a revista Veja teve um papel de difusão dessa ideologia, e para tanto se adotou uma perspectiva de detectar e analisar as representações construídas sobre o neoliberalismo num momento em que esse era muito mais uma promessa do que uma realidade no país. O método de pesquisa ocorreu por meio da análise do discurso, sendo que a ênfase recaiu em editorias, matérias e entrevistas publicadas, e quando se mostrou pertinente, também em reportagens acerca de outros países onde o neoliberalismo vigorava.