A emergência do neoliberalismo no Brasil: um estudo sobre a revista Veja no contexto das eleições presidenciais de 1989
Keywords:
neoliberalismo, revista Veja, história.Abstract
Este artigo teve por objetivo analisar a participação da revista Veja no processo de difusão da ideologia neoliberal no Brasil. O recorte temporal proposto enfatizou o último ano da década de 1980, período que compreende a campanha eleitoral que marcou o retorno das eleições diretas para a presidência da República, vencida pelo candidato Fernando Collor de Mello. Partiu-se da hipótese que a revista Veja teve um papel de difusão dessa ideologia, e para tanto se adotou uma perspectiva de detectar e analisar as representações construídas sobre o neoliberalismo num momento em que esse era muito mais uma promessa do que uma realidade no país. O método de pesquisa ocorreu por meio da análise do discurso, sendo que a ênfase recaiu em editorias, matérias e entrevistas publicadas, e quando se mostrou pertinente, também em reportagens acerca de outros países onde o neoliberalismo vigorava.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estudos em Comunicação/Communication Studies is an Open Access journal. All its content is freely available without charge to the user or his institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles in this journal without asking prior permission from the publisher or the author. Estudos em Comunicação, by Labcom, is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported License. By submitting your work to Estudos em Comunicação/Communication studies you confirm you are the author and own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.