Avaliação do design de interface e da usabilidade de websites portugueses de media dirigidos a crianças e jovens: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior
Résumé
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, com o objetivo de estimular a participação crítica nos media digitais. Um dos objetivos deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma online, intitulada Mural de Expressões, para estimular essa participação, para posterior análise. De forma a identificar os principais interesses deste público-alvo na utilização de websites relacionados com os media, bem como as principais diretrizes de design de interface para criar envolvimento, expressão e participação crítica das crianças e jovens na plataforma, foram avaliados três websites portugueses de media, dirigidos a este público, nomeadamente: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Para a sua análise, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis destes websites para adquirir melhor conhecimento sobre os projetos. Seguidamente, realizaram-se os testes de usabilidade com seis crianças entre os 11 e os 18 anos, idades correspondentes ao público-alvo dos projetos em estudo Os resultados reúnem um conjunto de recomendações de Design para o desenvolvimento da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Estudos em Comunicação / Communication Studies est un journal en libre accès. Tout son contenu est gratuitement disponible gratuitement pour l'utilisateur ou son institution. Les utilisateurs sont autorisés à lire, télécharger, copier, distribuer, imprimer, rechercher, ou un lien vers le texte intégral des articles de ce journal sans demander la permission préalable de l'éditeur ou de l'auteur. Estudos em Comunicação, par Labcom, est sous licence Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. En soumettant votre travail à Estudos em Comunicação / Communication studies, vous confirmez que vous êtes l'auteur et possédez les droits d'auteur, que le contenu est original et non publié auparavant, et que vous acceptez les conditions de licence.