Personalização política no Instagram: A estratégia de Lula da Silva no ano eleitoral de 2022
Résumé
Este estudo investiga como Lula da Silva utilizou o Instagram estrategicamente como ferramenta de comunicação política ao longo do ano eleitoral de 2022. Por meio de uma metodologia mista, que combina análises qualitativas e quantitativas, identificamos padrões e táticas consistentes nas 564 publicações estáticas em seu perfil oficial na plataforma. Os resultados evidenciam um alto grau de personalização política, com a imagem de Lula sendo o principal foco da narrativa, enquanto a vinculação direta ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi minimizada. Apenas 2,07% das publicações associaram explicitamente Lula ao PT, enquanto 12,22% apresentaram referências indiretas, como o uso da cor vermelha ou do símbolo da estrela do partido. Em contraste, 40,20% das postagens destacaram exclusivamente a figura do candidato, sem qualquer menção ao partido. A estratégia adotada reforçou os atributos pessoais de Lula, especialmente aqueles ligados à empatia e à proximidade com o eleitorado, utilizando imagens que combinavam autoridade e afeto. Este estudo contribui para a compreensão das dinâmicas da comunicação política no ambiente digital, oferecendo reflexões sobre estratégias de engajamento e mobilização eleitoral no Instagram.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Estudos em Comunicação / Communication Studies est un journal en libre accès. Tout son contenu est gratuitement disponible gratuitement pour l'utilisateur ou son institution. Les utilisateurs sont autorisés à lire, télécharger, copier, distribuer, imprimer, rechercher, ou un lien vers le texte intégral des articles de ce journal sans demander la permission préalable de l'éditeur ou de l'auteur. Estudos em Comunicação, par Labcom, est sous licence Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. En soumettant votre travail à Estudos em Comunicação / Communication studies, vous confirmez que vous êtes l'auteur et possédez les droits d'auteur, que le contenu est original et non publié auparavant, et que vous acceptez les conditions de licence.