Anatomia de uma Catástrofe Mediática: Pedrogão Grande e a política da invisibilidade
Résumé
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo do papel dos media na cobertura jornalística do incêndio florestal de Pedrogão Grande, contribuindo para o vasto campo de estudo sobre comunicação de crise. A finalidade da reflexão passa por perceber se os diversos agentes mediáticos levaram a cabo uma cobertura jornalística que enquadrou as causas estruturais do incêndio. A análise terá como eixo a linha cronológica da cobertura realizada pelos media portugueses ao longo das duas semanas subsequentes ao início do incêndio. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se a análise de conteúdo, com uma amostra de 427 notícias. Os resultados demonstram, que não obstante um intenso interesse dos agentes mediáticos, a cobertura se pautou pela omissão das causas que estão a montante dos acontecimentos de Pedrogão Grande, nomeadamente as Alterações climáticas e a desertificação do interior rural português. A principal conclusão postula que os media portugueses, embora intensamente interessados ao longo de duas semanas, esse trabalho não cobre em termos genéricos as causas do fenómeno
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Estudos em Comunicação / Communication Studies est un journal en libre accès. Tout son contenu est gratuitement disponible gratuitement pour l'utilisateur ou son institution. Les utilisateurs sont autorisés à lire, télécharger, copier, distribuer, imprimer, rechercher, ou un lien vers le texte intégral des articles de ce journal sans demander la permission préalable de l'éditeur ou de l'auteur. Estudos em Comunicação, par Labcom, est sous licence Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. En soumettant votre travail à Estudos em Comunicação / Communication studies, vous confirmez que vous êtes l'auteur et possédez les droits d'auteur, que le contenu est original et non publié auparavant, et que vous acceptez les conditions de licence.