A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia: Da guerra de argumentos à ruína das imagens
Mots-clés :
Guerra, Cinema, Populismos, UcrâniaRésumé
A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia. Uma reflexão que convoca o Cinema e relaciona fenómenos sociais a partir de um exame de teorias sobre os discursos noticiosos e de um enquadramento estético centrado no valor das imagens. Referência a sete patologias-chave da democracia contemporânea que fazem do apelo ao emocional uma fórmula de sucesso do modelo de comunicação do populismo extremista em Portugal: Modelo Propaganda.
Références
Agambem, G. (2021) https://www.quodlibet.it/una-voce-giorgio-agamben
Augé, M. (2012) Não-lugares, introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Edições 70, Lisboa
Barroso, E. P. & Estrada, R.
- (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação 1 26 pp.301-309
- (2022) Covid 19: considerações sobre a morte e a liberdade (no prelo)
Bauman, Z. (2000) Em busca da Política, Jorge Zahar, Rio de Janeiro
Bauman, Z. & Bordoni, Carlo (2016) Estado de Crise, Relógio d´Água, Lisboa
Bazin, A. (1993) O que é o cinema, Livros Horizonte, Lisboa
Daney, Serge (1993) Le salaire du zappeur, Gallimard, Paris
Deleuze, Gilles
- (1969) Logique du Sens, Munuit, Paris
- (1983) A imagem movimento, Assírio & Alvim Lisboa, 2004
- (1985) A imagem tempo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004
Halimini, Vidal, Maler & Reynaud, (2014) L´opinion, ça se travaille: les medias et les guerres justes, Agone, Marseiile
Hersh, Seymour (2018), A Memoir, Pinguin, Londres
Houellebecq, Michel (2015) Soumission, Flammarion, Paris
Rancière, J. (2012) Os intervalos do cinema, Orpheu Negro, Lisboa
Scott-Smith, Tom & Breeze, Mark E. (2021), Structures of Protection, Oxford University Press, Oxford
Tuchman, Gaye (1972) “A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas”, in TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias” pp.74-90, Lisboa: Vega, 1999
Virilio, P. (1983), Guerra e Cinema, Orpheu Negro, Lisboa
Zelizer, Barbie (2017) Seeing the Present, Remembering the Past: Terror’s Representation as an Exercise in Collective Memory
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Estudos em Comunicação / Communication Studies est un journal en libre accès. Tout son contenu est gratuitement disponible gratuitement pour l'utilisateur ou son institution. Les utilisateurs sont autorisés à lire, télécharger, copier, distribuer, imprimer, rechercher, ou un lien vers le texte intégral des articles de ce journal sans demander la permission préalable de l'éditeur ou de l'auteur. Estudos em Comunicação, par Labcom, est sous licence Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. En soumettant votre travail à Estudos em Comunicação / Communication studies, vous confirmez que vous êtes l'auteur et possédez les droits d'auteur, que le contenu est original et non publié auparavant, et que vous acceptez les conditions de licence.