A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia: Da guerra de argumentos à ruína das imagens

Auteurs

Mots-clés :

Guerra, Cinema, Populismos, Ucrânia

Résumé

A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia. Uma reflexão que convoca o Cinema e relaciona fenómenos sociais a partir de um exame de teorias sobre os discursos noticiosos e de um enquadramento estético centrado no valor das imagens. Referência a sete patologias-chave da democracia contemporânea que fazem do apelo ao emocional uma fórmula de sucesso do modelo de comunicação do populismo extremista em Portugal: Modelo Propaganda. 

Références

Agambem, G. (2021) https://www.quodlibet.it/una-voce-giorgio-agamben

Augé, M. (2012) Não-lugares, introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Edições 70, Lisboa

Barroso, E. P. & Estrada, R.

- (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação 1 26 pp.301-309

- (2022) Covid 19: considerações sobre a morte e a liberdade (no prelo)

Bauman, Z. (2000) Em busca da Política, Jorge Zahar, Rio de Janeiro

Bauman, Z. & Bordoni, Carlo (2016) Estado de Crise, Relógio d´Água, Lisboa

Bazin, A. (1993) O que é o cinema, Livros Horizonte, Lisboa

Daney, Serge (1993) Le salaire du zappeur, Gallimard, Paris

Deleuze, Gilles

- (1969) Logique du Sens, Munuit, Paris

- (1983) A imagem movimento, Assírio & Alvim Lisboa, 2004

- (1985) A imagem tempo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004

Halimini, Vidal, Maler & Reynaud, (2014) L´opinion, ça se travaille: les medias et les guerres justes, Agone, Marseiile

Hersh, Seymour (2018), A Memoir, Pinguin, Londres

Houellebecq, Michel (2015) Soumission, Flammarion, Paris

Rancière, J. (2012) Os intervalos do cinema, Orpheu Negro, Lisboa

Scott-Smith, Tom & Breeze, Mark E. (2021), Structures of Protection, Oxford University Press, Oxford

Tuchman, Gaye (1972) “A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas”, in TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias” pp.74-90, Lisboa: Vega, 1999

Virilio, P. (1983), Guerra e Cinema, Orpheu Negro, Lisboa

Zelizer, Barbie (2017) Seeing the Present, Remembering the Past: Terror’s Representation as an Exercise in Collective Memory

https://doi.org/10.1177/1527476417695592

Publiée

2023-11-30