A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia: Da guerra de argumentos à ruína das imagens
Keywords:
Guerra, Cinema, Populismos, UcrâniaAbstract
A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia. Uma reflexão que convoca o Cinema e relaciona fenómenos sociais a partir de um exame de teorias sobre os discursos noticiosos e de um enquadramento estético centrado no valor das imagens. Referência a sete patologias-chave da democracia contemporânea que fazem do apelo ao emocional uma fórmula de sucesso do modelo de comunicação do populismo extremista em Portugal: Modelo Propaganda.
References
Agambem, G. (2021) https://www.quodlibet.it/una-voce-giorgio-agamben
Augé, M. (2012) Não-lugares, introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Edições 70, Lisboa
Barroso, E. P. & Estrada, R.
- (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação 1 26 pp.301-309
- (2022) Covid 19: considerações sobre a morte e a liberdade (no prelo)
Bauman, Z. (2000) Em busca da Política, Jorge Zahar, Rio de Janeiro
Bauman, Z. & Bordoni, Carlo (2016) Estado de Crise, Relógio d´Água, Lisboa
Bazin, A. (1993) O que é o cinema, Livros Horizonte, Lisboa
Daney, Serge (1993) Le salaire du zappeur, Gallimard, Paris
Deleuze, Gilles
- (1969) Logique du Sens, Munuit, Paris
- (1983) A imagem movimento, Assírio & Alvim Lisboa, 2004
- (1985) A imagem tempo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004
Halimini, Vidal, Maler & Reynaud, (2014) L´opinion, ça se travaille: les medias et les guerres justes, Agone, Marseiile
Hersh, Seymour (2018), A Memoir, Pinguin, Londres
Houellebecq, Michel (2015) Soumission, Flammarion, Paris
Rancière, J. (2012) Os intervalos do cinema, Orpheu Negro, Lisboa
Scott-Smith, Tom & Breeze, Mark E. (2021), Structures of Protection, Oxford University Press, Oxford
Tuchman, Gaye (1972) “A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas”, in TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias” pp.74-90, Lisboa: Vega, 1999
Virilio, P. (1983), Guerra e Cinema, Orpheu Negro, Lisboa
Zelizer, Barbie (2017) Seeing the Present, Remembering the Past: Terror’s Representation as an Exercise in Collective Memory
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 Unported License.
Estudos em Comunicação/Communication Studies is an Open Access journal. All its content is freely available without charge to the user or his institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles in this journal without asking prior permission from the publisher or the author. Estudos em Comunicação, by Labcom, is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported License. By submitting your work to Estudos em Comunicação/Communication studies you confirm you are the author and own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.