Coach de relacionamento para mulheres e suas convocações discursivas ao consumo de masculinidades

Autores/as

Palabras clave:

Comunicação, Consumo, Masculinidades, Autoajuda, Discurso.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo estudar as estratégias discursivas de convocação para o consumo e de legitimação discursiva de perfis de Instagram que, conduzidos por homens, tem como proposta dar dicas de sedução para mulheres. A partir dos pressupostos da Análise de Discurso, iremos observar os discursos sobre masculinidades que estruturam essas produções e a forma como elas constroem cenas enunciativas. É possível observar que, além de seguir as características do gênero de autoajuda, há a construção de uma rede semântica redutora sobre masculinidades (embasada em discursos essencialistas de gênero) urdida a um hipernunciador vinculado a um sujeito universal masculino. Além disso, essas produções apelam a discursos sobre um amor tipicamente masculino (difícil de ser conquistado), uma perspectiva behaviorista simplificada de comportamento e uma inversão dos sentidos de autonomia e empoderamento feminino.

Biografía del autor/a

Eliza Bachega Casadei, PPGCOM ESPM

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM). Bolsista produtividade do CNPq.

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Publicado

2023-05-31

Número

Sección

Artigos