O papel da assessoria de comunicação na mediatização da imagem pública e institucional: estudo de caso do Ministério da Saúde Português em situação de pandemia

Autores/as

  • Teresa Figueiredo Universidade da Beira Interior
  • Sónia de Sá Universidade da Beira Interior

Palabras clave:

assessoria de comunicação, conferência de imprensa, Covid-19, imagem institucional, imagem pública, imagem desejada e projetada

Resumen

O presente artigo analisa a imagem projetada pelo Ministério da Saúde português, a partir do conteúdo introdutório das conferências de imprensa de divulgação do relatório de situação Covid-19 em Portugal, num espaço temporal de dois meses (de março a maio de 2020). A partir da análise ao anunciado pela/o responsável do organismo público, os resultados indiciam que a estratégia de comunicação aplicada foi bem-sucedida, por ser regular, aberta e empática. O que, numa aplicação dos modelos propostos por Weber (2004) e Ruão (2016) para a imagem desejada e projetada, se aproxima de uma construção de imagem pública e institucional eficaz em tempos de pandemia global.

Biografía del autor/a

Teresa Figueiredo, Universidade da Beira Interior

Aluna do Mestrado em Comunicação Estratégica na UBI

Sónia de Sá, Universidade da Beira Interior

Docente e investigadora (LabCom, UBI)

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Publicado

2021-05-26

Número

Sección

Artigos