Abrir o convite à interação. Análise dos comentários, partilhas e reações às notícias publicadas no Facebook do Jornal de Notícias e Público
Resumen
A relação com os públicos foi sempre uma preocupação para as empresas jornalísticas. A dinamização de diversos formatos participativos, desde o telefone aos meios digitais, promove uma ideia de interatividade que pretende maximizar a atenção dos leitores (Ksiaze, 2018), atrair leitores ávidos pela atualidade (Kalogeropoulos et al., 2017) ou até a validação de crenças pessoais, designadamente políticas (Coleman, 2013).
No entanto, alguns meios de comunicação jornalísticos têm vindo a retirar espaços de comentários às notícias nos seus sites, abrindo espaço a que essa interação com as notícias decorra, principalmente, nas redes sociais. Entretanto, em 2016, o Facebook anunciou um conjunto de instrumentos reativos, em formato de emojis, para iniciar um novo modelo de interação com os conteúdos.
Neste sentido, este artigo analisa os ritmos de interação entre os utilizadores e as notícias publicadas nas páginas de Facebook do Jornal de Notícias e do Público. Ao longo de uma semana de observação, em setembro de 2024, reuniu-se um conjunto de mais de 200 notícias para se desenvolver a seguinte análise: 1) identificar o conjunto de notícias publicadas por estes meios, organizadas por editorias e assuntos específicos; 2) analisar os assuntos que motivam mais comentários e partilhas; 3) caracterizar a dimensão específica das reações às notícias.
Concluiu-se que, genericamente, as notícias incidem nas editorias de desporto, sociedade e política, o que determina o conjunto de temas mais comentados e partilhados, com o JN a destacar-se pela cobertura local e regional e o Público com temas políticos. Quanto às reações, muitos emojis são redundantes e repetitivos e não encontram uma especificidade temática, pelo que se tornam essencialmente numa ferramenta de marketing relacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
