O papel da assessoria de comunicação na mediatização da imagem pública e institucional: estudo de caso do Ministério da Saúde Português em situação de pandemia

Autores

  • Teresa Figueiredo Universidade da Beira Interior
  • Sónia de Sá Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

assessoria de comunicação, conferência de imprensa, Covid-19, imagem institucional, imagem pública, imagem desejada e projetada

Resumo

O presente artigo analisa a imagem projetada pelo Ministério da Saúde português, a partir do conteúdo introdutório das conferências de imprensa de divulgação do relatório de situação Covid-19 em Portugal, num espaço temporal de dois meses (de março a maio de 2020). A partir da análise ao anunciado pela/o responsável do organismo público, os resultados indiciam que a estratégia de comunicação aplicada foi bem-sucedida, por ser regular, aberta e empática. O que, numa aplicação dos modelos propostos por Weber (2004) e Ruão (2016) para a imagem desejada e projetada, se aproxima de uma construção de imagem pública e institucional eficaz em tempos de pandemia global.

Biografias Autor

Teresa Figueiredo, Universidade da Beira Interior

Aluna do Mestrado em Comunicação Estratégica na UBI

Sónia de Sá, Universidade da Beira Interior

Docente e investigadora (LabCom, UBI)

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Publicado

2021-05-26

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Artigos