A Influência do Envolvimento na Atitude Em Relação Às Torcidas Organizadas:

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Caio Beltrami EACH-USP
  • Diogo Zucato EACH-USP
  • Caíque Carneiro EACH-USP
  • Helenita Tamashiro FATEC-Sertãozinho

Palavras-chave:

torcedores, torcidas organizadas, grau de envolvimento, atitude

Resumo

Este trabalho buscou entender a influência do envolvimento de torcedores de futebol em sua percepção das torcidas organizadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual torcedores não membros de torcidas organizadas foram entrevistados para levantar as percepções mais comuns. Subsequente, realizou-se uma pesquisa quantitativa que se utilizou de delineamento observacional para testar os achados da qualitativa. Os resultados mostram que quanto maior o envolvimento, mais positiva é a atitude do torcedor em relação às torcidas organizadas, ao passo que não há relação entre os hábitos de mídia, o grau de consumo e o grau em que a pessoa se dispõe a comparecer a jogos com a atitude em relação às torcidas organizadas.

Biografias Autor

Claudia Rosa Acevedo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora  no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Caio Beltrami, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Diogo Zucato, EACH-USP

Bacharel em Marketing pel EACH-USP.

Caíque Carneiro, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Helenita Tamashiro, FATEC-Sertãozinho

Pós-Doutorado em Administração pela FEARP-USP. Doutora em Administração pela FEA-USP. Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1999) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2005). Menção Honrosa ao Prêmio Claude Machline de Melhor Artigo (SIMPOI 2008). Foi Professora substituta da FEARP-USP. Atualmente é professora da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Ribeirão Preto. Professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora colaboradora da Pós-Gradução Faculdade FIA de Administração e Negócios. Professora colaboradora da Pós-Graduação do Senac-Ribeirão Preto. Parecerista da Revista de Gestão da USP e da Revista Brasileira de Marketing. Parecerista de periódicos para a base de dados do SciELO - Scientific Electronic Library Online. Parecerista do Journal of Operations and Supply Chain Management e do African Journal of Business Management.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, qualidade em serviços, comportamento do consumidor, varejo e canais de distribuição.

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Publicado

2019-12-20