Comida e Consumo Midiático: formas contemporâneas de pensar e consumir comida
Palavras-chave:
consumo midiático, alimentação, comida e literatura, comida e televisão, comida e internetResumo
Este artigo tem como objetivo discutir, a partir de uma revisão bibliográfica, a construção de representações midiáticas do cozinhar e do comer. Para tanto, são mencionados exemplos de relevância no contexto brasileiro relacionados à presença da alimentação na literatura, na televisão e na internet. Como principais resultados, tem-se: em relação à literatura, discute-se sua importância na consolidação de um imaginário sobre cozinhas e verifica-se a diversidade temática das produções disponíveis em português no mercado nacional. Sobre a relação entre comida e televisão, trata-se de como os programas de culinária influenciam a criação de um imaginário contemporâneo compartilhado em torno da comida, dos responsáveis por ela (notadamente o chef) e dos diferentes estilos de vida que ela pode inspirar. E em relação à presença da comida na internet, reflete-se sobre as novas possibilidades de relações intermediadas pela tecnologia, que criam novas formas de se informar e de emitir opiniões sobre dietas, restaurantes e afins, bem como novas maneiras de interagir com outros comensais, chefs e outros personagens da área.
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