Comida e Consumo Midiático: formas contemporâneas de pensar e consumir comida

Autores

  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse Universidade Anhembi Morumbi http://orcid.org/0000-0002-4952-808X
  • Joana Angélica Pellerano Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Palavras-chave:

consumo midiático, alimentação, comida e literatura, comida e televisão, comida e internet

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir, a partir de uma revisão bibliográfica, a construção de representações midiáticas do cozinhar e do comer. Para tanto, são mencionados exemplos de relevância no contexto brasileiro relacionados à presença da alimentação na literatura, na televisão e na internet. Como principais resultados, tem-se: em relação à literatura, discute-se sua importância na consolidação de um imaginário sobre cozinhas e verifica-se a diversidade temática das produções disponíveis em português no mercado nacional. Sobre a relação entre comida e televisão, trata-se de como os programas de culinária influenciam a criação de um imaginário contemporâneo compartilhado em torno da comida, dos responsáveis por ela (notadamente o chef) e dos diferentes estilos de vida que ela pode inspirar. E em relação à presença da comida na internet, reflete-se sobre as novas possibilidades de relações intermediadas pela tecnologia, que criam novas formas de se informar e de emitir opiniões sobre dietas, restaurantes e afins, bem como novas maneiras de interagir com outros comensais, chefs e outros personagens da área.

Biografias Autor

Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Turismo, Mestre em Sociologia, Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Turismo e Hospitalidade, Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade e Mestrado Profissional em Adminsitração: Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi.

Joana Angélica Pellerano, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFES, Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP  e em Comunicação e Gastronomia pela Universitat de Vic, Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo na ESPM.

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Publicado

2019-12-20