Representação feminina na propaganda eleitoral partidária no Brasil: as candidatas a Deputada Federal pelo Paraná na TV

Autores

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-graduação em Ciência Política http://orcid.org/0000-0003-1668-3160
  • Andressa Butture Kniess Universidade Federal do Paraná
  • Giulia Sbaraini Fontes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

representação feminina, mulher e política, eleições proporcionais brasileiras, HGPE

Resumo

Tendo em vista o baixo número de mulheres eleitas para cargos nos órgãos legislativos brasileiros, o presente artigo analisa como as candidatas ao cargo de Deputada Federal pelo estado do Paraná apareceram no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas eleições de 2014. Considera-se que, como ocorre em relação a outros recursos aplicados durante o período eleitoral, as mulheres possuem um acesso desigual à propaganda televisionada, quando comparadas aos candidatos homens. Além disso, esse tratamento tende a aumentar ou a diminuir nos diferentes partidos. A partir de uma análise quanti- tativa de conteúdo dos segmentos da campanha televisiva, demonstra-se que o HGPE não reflete a cota estabelecida por lei de um mínimo de 30% de candidatas, já que os homens são sobrerrepresentados nas inserções. Há, contudo, diferenças significativas entre os partidos e entre as próprias mulheres que ocupam os segmentos televisivos de campanha.

Biografias Autor

Fernanda Cavassana de Carvalho, Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-graduação em Ciência Política

Doutoranda em Ciência Política e mestra em Comunicação (2016) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Administração de Marketing e Propaganda (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (2011) pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública - CPOP, da UFPR, e do DISCORD - Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia, da UTFPR, ambos vinculados ao CNPq. Atua em pesquisas na área de Comunicação Política, principalmente, sobre internet e política; debate público e redes sociais online; jornalismo político; mídia e eleições. Atualmente, é bolsista CAPES.

Andressa Butture Kniess, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Sociais pela UFPR e em Licenciatura Plena em História pelas Faculdades Integradas “Espírita”. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP), tem interesse em pesquisas na área de Comunicação Política e de Comportamento Político e Eleitoral, principalmente, sobre comunicação online. Bolsista CAPES.

Giulia Sbaraini Fontes, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP), tem interesse em pesquisas na área de Comunicação Política, em especial sobre jornalismo político, mídia e eleições. Possui trabalhos a respeito de campanhas eleitorais e enquadramento noticioso.

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Publicado

2018-06-05