A Comunicação Estratégica e a Inovação Social Corporativa

Sinergias para o Bem-Comum

Autores

Resumo

Este artigo conceptual discute o conceito de inovação social corporativa (ISC) de um ponto de vista comunicativo, enfatizando o papel da comunicação estratégica na implementação desta política empresarial que visa o desenvolvimento, a coesão social e o bem-comum. É adotada uma perspetiva analítica normativa concebendo a comunicação estratégica como uma função de gestão interdisciplinar responsável pela comunicação entre as organizações e as partes interessadas da sociedade e como o mecanismo institucional transformador necessário à integração da inovação social na estratégia e nas atividades corporativas. Para evidenciar a relevância da comunicação estratégica na definição da política de inovação social corporativa, é proposto um modelo teórico onde se enfatizam os quatros princípios base da comunicação estratégica: o diagnóstico, a intenção estratégica, o alinhamento e o princípio organizativo.

Este artigo é um contributo teórico original propondo a comunicação estratégica como o mecanismo institucional necessário para incorporar a inovação social corporativa de forma substantiva em toda a organização. Isto proporciona uma agenda para os estudos sobre a ISC, ao mesmo tempo que oferece às empresas ideias-chave sobre o aproveitamento da ISC para impulsionar mudanças positivas e o bem-comum.

Biografia Autor

Sónia Pedro Sebastião, CAPP/FCT-ISCSP, Lisbon

Sónia Pedro Sebastião has a PhD in Social Sciences in the speciality of Communication Sciences (ISCSP, Technical University of Lisbon). She is a Full Professor with habilitation in Strategic Communication (2019) at the Institute of Social and Political Sciences of the Universidade de Lisboa. Since February 2022, she has been the Executive President of the Center for Public Administration and Public Policies (CAPP/FCT-ISCSP) and a senior researcher in the Communication, Culture and Representations research group. She develops research in public relations, strategic communication, ethics, sustainability, citizenship and culture.

Downloads

Publicado

2024-12-31