A Comunicação Estratégica e a Inovação Social Corporativa
Sinergias para o Bem-Comum
Resumo
Este artigo conceptual discute o conceito de inovação social corporativa (ISC) de um ponto de vista comunicativo, enfatizando o papel da comunicação estratégica na implementação desta política empresarial que visa o desenvolvimento, a coesão social e o bem-comum. É adotada uma perspetiva analítica normativa concebendo a comunicação estratégica como uma função de gestão interdisciplinar responsável pela comunicação entre as organizações e as partes interessadas da sociedade e como o mecanismo institucional transformador necessário à integração da inovação social na estratégia e nas atividades corporativas. Para evidenciar a relevância da comunicação estratégica na definição da política de inovação social corporativa, é proposto um modelo teórico onde se enfatizam os quatros princípios base da comunicação estratégica: o diagnóstico, a intenção estratégica, o alinhamento e o princípio organizativo.
Este artigo é um contributo teórico original propondo a comunicação estratégica como o mecanismo institucional necessário para incorporar a inovação social corporativa de forma substantiva em toda a organização. Isto proporciona uma agenda para os estudos sobre a ISC, ao mesmo tempo que oferece às empresas ideias-chave sobre o aproveitamento da ISC para impulsionar mudanças positivas e o bem-comum.
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