Avaliação do design de interface e da usabilidade de websites portugueses de media dirigidos a crianças e jovens: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, com o objetivo de estimular a participação crítica nos media digitais. Um dos objetivos deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma online, intitulada Mural de Expressões, para estimular essa participação, para posterior análise. De forma a identificar os principais interesses deste público-alvo na utilização de websites relacionados com os media, bem como as principais diretrizes de design de interface para criar envolvimento, expressão e participação crítica das crianças e jovens na plataforma, foram avaliados três websites portugueses de media, dirigidos a este público, nomeadamente: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Para a sua análise, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis destes websites para adquirir melhor conhecimento sobre os projetos. Seguidamente, realizaram-se os testes de usabilidade com seis crianças entre os 11 e os 18 anos, idades correspondentes ao público-alvo dos projetos em estudo Os resultados reúnem um conjunto de recomendações de Design para o desenvolvimento da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.