Avaliação do design de interface e da usabilidade de websites portugueses de media dirigidos a crianças e jovens: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior

Autores

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, com o objetivo de estimular a participação crítica nos media digitais. Um dos objetivos deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma online, intitulada Mural de Expressões, para estimular essa participação, para posterior análise. De forma a identificar os principais interesses deste público-alvo na utilização de websites relacionados com os media, bem como as principais diretrizes de design de interface para criar envolvimento, expressão e participação crítica das crianças e jovens na plataforma, foram avaliados três websites portugueses de media, dirigidos a este público, nomeadamente: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Para a sua análise, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis destes websites para adquirir melhor conhecimento sobre os projetos. Seguidamente, realizaram-se os testes de usabilidade com seis crianças entre os 11 e os 18 anos, idades correspondentes ao público-alvo dos projetos em estudo Os resultados reúnem um conjunto de recomendações de Design para o desenvolvimento da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou.

Biografias Autor

Nádia Almeida, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Designer de UX/UI, Mestre em Design Digital e Licenciada em Design Gráfico. Atualmente, trabalha na LOAD, onde traduz processos completos de UX/UI em produtos digitais. Com experiência em design gráfico e motion graphics, colaborou com a E.Leclerc e Willbe Collective, desenvolvendo interfaces, campanhas e identidades visuais.

 

Sara Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

Professora Associada com Agregação no Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora no CECS, Universidade do Minho. Especialista em estudos de crianças, jovens e media, direitos de participação e literacia mediática. Coordenou vários projetos nacionais e europeus. PI do projeto “bYou”. Coordenadora do MILObs.

Daniel Brandão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação e investigador no CECS, Universidade do Minho. Licenciado em Design de Comunicação, Mestre em Arte Multimédia e Doutorado em Media Digitais. Criou o Museu do Resgate e co-coordena o Citadocs. É Co-PI do projeto “bYou” sobre media e juventude, financiado pela FCT.

Nuno Martins, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Professor Coordenador no IPCA e Investigador no ID+. Doutorado em Media Digitais, Mestre em Arte Multimédia e Licenciado em Design de Comunicação. Dirige o Mestrado em Design Digital e coordenou vários projetos de investigação financiados. Fundador da DIGICOM, integra conselhos editoriais e venceu prémios internacionais de Design.

 

Downloads

Publicado

2025-05-29