Anatomia de uma Catástrofe Mediática: Pedrogão Grande e a política da invisibilidade
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo do papel dos media na cobertura jornalística do incêndio florestal de Pedrogão Grande, contribuindo para o vasto campo de estudo sobre comunicação de crise. A finalidade da reflexão passa por perceber se os diversos agentes mediáticos levaram a cabo uma cobertura jornalística que enquadrou as causas estruturais do incêndio. A análise terá como eixo a linha cronológica da cobertura realizada pelos media portugueses ao longo das duas semanas subsequentes ao início do incêndio. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se a análise de conteúdo, com uma amostra de 427 notícias. Os resultados demonstram, que não obstante um intenso interesse dos agentes mediáticos, a cobertura se pautou pela omissão das causas que estão a montante dos acontecimentos de Pedrogão Grande, nomeadamente as Alterações climáticas e a desertificação do interior rural português. A principal conclusão postula que os media portugueses, embora intensamente interessados ao longo de duas semanas, esse trabalho não cobre em termos genéricos as causas do fenómeno
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.