A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia: Da guerra de argumentos à ruína das imagens
Palavras-chave:
Guerra, Cinema, Populismos, UcrâniaResumo
A propósito da desinformação, da crise e da Ucrânia. Uma reflexão que convoca o Cinema e relaciona fenómenos sociais a partir de um exame de teorias sobre os discursos noticiosos e de um enquadramento estético centrado no valor das imagens. Referência a sete patologias-chave da democracia contemporânea que fazem do apelo ao emocional uma fórmula de sucesso do modelo de comunicação do populismo extremista em Portugal: Modelo Propaganda.
Referências
Agambem, G. (2021) https://www.quodlibet.it/una-voce-giorgio-agamben
Augé, M. (2012) Não-lugares, introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Edições 70, Lisboa
Barroso, E. P. & Estrada, R.
- (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação 1 26 pp.301-309
- (2022) Covid 19: considerações sobre a morte e a liberdade (no prelo)
Bauman, Z. (2000) Em busca da Política, Jorge Zahar, Rio de Janeiro
Bauman, Z. & Bordoni, Carlo (2016) Estado de Crise, Relógio d´Água, Lisboa
Bazin, A. (1993) O que é o cinema, Livros Horizonte, Lisboa
Daney, Serge (1993) Le salaire du zappeur, Gallimard, Paris
Deleuze, Gilles
- (1969) Logique du Sens, Munuit, Paris
- (1983) A imagem movimento, Assírio & Alvim Lisboa, 2004
- (1985) A imagem tempo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004
Halimini, Vidal, Maler & Reynaud, (2014) L´opinion, ça se travaille: les medias et les guerres justes, Agone, Marseiile
Hersh, Seymour (2018), A Memoir, Pinguin, Londres
Houellebecq, Michel (2015) Soumission, Flammarion, Paris
Rancière, J. (2012) Os intervalos do cinema, Orpheu Negro, Lisboa
Scott-Smith, Tom & Breeze, Mark E. (2021), Structures of Protection, Oxford University Press, Oxford
Tuchman, Gaye (1972) “A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas”, in TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias” pp.74-90, Lisboa: Vega, 1999
Virilio, P. (1983), Guerra e Cinema, Orpheu Negro, Lisboa
Zelizer, Barbie (2017) Seeing the Present, Remembering the Past: Terror’s Representation as an Exercise in Collective Memory
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.