Chamada para número especial|Mapeamento de cenários éticos: dinâmicas organizacionais, envolvimento e impacto social

2024-03-26

Editores: Gisela Gonçalves (Universidade da Beira Interior /LabCom, Portugal), Evandro Oliveira (Universidade Autónoma/LabCom, Portugal) e Shannon Bowen (University of South Carolina, EUA).

As mudanças anacrónicas e disruptivas, as dinâmicas sociopolíticas e o ativismo dos stakeholders aumentaram a necessidade de as organizações assumirem compromissos éticos e questionarem as suas práticas e impactos na sociedade. Os compromissos éticos permitem resolver microquestões e algumas preocupações legais, mas também desempenham um papel central na procura de soluções para os desafios locais e globais. Além disso, estas mudanças são adotadas pelas organizações de acordo com compromissos e posicionamentos estratégicos e não desempenham apenas um papel isolado. Este número especial procura propostas de investigação original que abordem a comunicação estratégica e organizacional a partir de um horizonte normativo e ético, que é cada vez mais exigido.

Na atualidade, as empresas enfrentam imperativos normativos para abordar questões sociais e participarem no discurso político, o que nos leva a ver casos de advocacia social corporativa ou o ativismo dos CEO, a par das estratégias tradicionais de cidadania empresarial e RSE. No entanto, persiste a hipocrisia empresarial, os comportamentos inautênticos e a “soft” propaganda, assim como os estratagemas de greenwashing e outros tipos de colorwashing (pink, rainbow, blue, etc.).

Convidamos à submissão de artigos empíricos, conceptuais e críticos que abordem questões como:

- governação normativa e ética na comunicação organizacional

- envolvimento estratégico em questões não comerciais

- o impacto social da retórica e das narrativas

- implicações regulatórias para o sector público

- ética, liderança e gestão da mudança

- o papel da comunicação estratégica na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

- comunicação no âmbito do modelo B Corp, do quarto sector e das organizações com fins sociais

- advocacia corporativa e social e ativismo dos CEO

- greenwashing e outros tipos de colorwashing

Aviso Importante

Identifique claramente no início do manuscrito que se trata de uma submissão para a edição especial “Mapeamento de cenários éticos: dinâmicas organizacionais, envolvimento e impacto social”. Os artigos revistos de trabalhos apresentados no congresso da ECREA-OSC ou no Global Strategic Communication Conclave são especialmente bem-vindos.

Diretrizes para a submissão de propostas

Os artigos completos devem ser submetidos online através do sítio Web da revista. Os textos podem ser escritos em inglês, espanhol ou português. Se o seu texto estiver escrito em outro idioma diferente do inglês, adicione também uma versão em inglês do seu resumo, título e palavras-chave.

Os artigos devem seguir as directrizes da revista para formatação e referenciação disponíveis aqui: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/about/submissions

Todos os artigos serão submetidos a uma revisão por pares duplamente cega.

Datas importantes

Prazo para o envio de propostas: 28 de junho de 2024

Notificação de aceitação: 27 de setembro de 2024

Publicação do número especial: dezembro de 2024