A produção de sentido por trás dos stickers no whatsapp. Uma análise teórica sobre o uso dessas imagens

Autores/as

Palabras clave:

semiótica, stickers, whatsapp,

Resumen

Resumo: As conversas pela rede social digital whatsapp têm ganho uma dimensão discursiva que vai além da simples comunicação entre amigos, família e trabalho. O uso desses recursos semióticos, como os adesivos, elevou a troca de mensagem nessa rede digital para um patamar de significação que merece uma análise e, até mesmo, um estudo mais aprofundado sobre o tema. Nesse contexto, chama atenção a forma como essas figuras/adesivos traduzem em imagens o que antes escrevíamos; traduzem uma intenção, um interesse discursivo com o uso de imagens representativas de nós mesmos ou de políticos e celebridades. Num mundo em que somos dominados pela técnica, entramos em cena para chamar atenção, em busca da reação do outro, numa contexto dialógico-discursivo permeado de opinião, crítica, ironia e sarcasmo.

 

Biografía del autor/a

Giselle Andrade Costa, Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho

Profissional de comunicação com 20 anos de experiência em redação de jornal impresso, TV e assessoria de comunicação. Dedico-me há três anos no estudo científico da comunicação organizacional, pelo que desenvolvi no mestrado em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, estudo científico para a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga. Para a multinacional investiguei de que forma as ferramentas de comunicação interna podem agir na satisfação dos colaboradores do departamento de projetos. Foram 6 meses numa investigação-ação para criar uma estratégia que melhorasse a satisfação dos colaboradores. Nosso estudo, comprovou que ações de Comunicação Interna motivam e integram os colaboradores e podem agir na melhora do clima organizacional. No doutoramento, investigo as organizações virtualizadas e as plataformas e redes digitais como promotoras de identidade e participação e tenho como objetivo entender como funcionários e empresas estão a lidar com as transformações constantes na relação de trabalho.

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Publicado

2022-06-03

Número

Sección

Artigos