A INTERAÇÕES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA Notas para uma Semiótica do Aprendizado

Autores/as

  • Marcelo Gomes

Palabras clave:

Comunicação midiática, Sociosemiótica, Interação, Aprendizado,

Resumen

O presente texto levanta questões para elaboração de uma Semiótica do Aprendizado, baseada na teoria das interações de Eric Lanwdoski. O objetivo é estudar o aprendizado como prática social e produção de sentido através de suas interações cotidianas. O método é a integração bibliográfica entre o estrutural e o fenomenológico. O resultado final dessa pesquisa é, através da teoria das interações, observar o aprendizado visto de dentro, estabelecendo parâmetros para formular perguntas para pesquisas empíricas exploratórias.

Citas

ANDERSON, Terry. DRON, Jon. Três gerações de pedagogia de educação à distância. EAD em Foco – Revista Científica em Educação à Distância, Rio de Janeiro, Fundação Cecierj, n. 02, p. 119 – 134, nov. 2012.

ANDRADE, Simone Moura Andrioli de Castro. O despertar simbólico para uma educação integradora. Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n. 1, p. 93-101, out. 2011.

AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 46 n.161 p.664-692 jul./set. 2016.

ARIAS, José O. Cardentey. YERA, Armando Pérez. O que é Pedagogia Construtivista? Rev. Educ. Pública, Cuiabá, v. 5, n. 8, p. 11-22, jul./dez. 1996.

BANACO, Roberto Alves. Emoção e ação pedagógica na infância: contribuições da psicologia comportamental. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.1 n. 3, p. 57-65, dez. 1993.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Intelectuais indígenas, interculturalidade e educação. Tellus, Campo Grande/MS, ano 14, n. 26, p. 11-29, jan./jul. 2014.

BOURDIEU. Pierre. PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2014a.

BOURDIEU. Pierre. PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014b.

BYINGTON, C. Pedagogia Simbólica. Rio de Janeiro: Record. 1996.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1998.

FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, p. 273-291, 2001.

FONSECA, Cláudia Chaves. TOSTA, Sandra Pereira. O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp. 1, p.629-643, 2017.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009

___ A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Marcelo Bolshaw. Em conflito - conhecimento e confrontação. Revista FAMECOS (Online). v.20, n.03; p.618-633 - 633, 2013b. <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12198/10788> último acesso em 16/07/2015.

_____ Imagem, palavra e música: mimese e diegesis nas narrativas audiovisuais. Revista Estética. v.01, n. 18, art., 5 p.55 – 67, USP: 2019.

http://paineira.usp.br/estetica/Artigos/Jan_Jun_2019/Artigo05_Jan-Jun-2019

HAMER, Bruna Laselva. LORTHIOIS, Marie-Céline G. R. Florio. CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Pedagogia profunda: suas raízes, corpo e alma. Poiésis, Unisul, Tubarão, v.11, n. 20, p. 471-493, jun./dez 2017.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir – A educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KANAMARU, Antônio Takao. Autonomia, cooperativismo e autogestão em Freinet: fundamentos de uma pedagogia solidária internacional. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 3, p. 767-781, jul./set. 2014.

JUNIOR, Luiz Rufino Rodrigues. Pedagogia das Encruzilhadas. Revista Periferia, v. 10, n. 1, p. 71-88, jan./jun. 2018.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Acerca da instrumentação prática do construtivismo: a (anti) pedagogia piagetiana, ciência ou arte? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 81, p. 61-66, mai. 1992.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. Tradução de Luiza Helena Oliveira da Silva. – São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisa Sociossemióticas, 2014.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 107, p. 187-206, jul. 1999.

MIRANDA, Cláudia. RIASCOS, Fanny Milena Quiñones. Pedagogias decoloniais e interculturalidade: desafios para uma agenda educacional antirracista. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 21, n. 3, p. 545-572, set./dez. 2016.

MEAD, George Herbert. Mind, Self, and Society. Ed: Charles W. Morris. University of Chicago Press: 1934

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez / Brasília: UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier. CARVALHO, Edgard de Assis (Org.). São Paulo: Cortez, 2007.

PICADO, Luís. A indisciplina em sala de aula: uma abordagem comportamental e cognitiva. Psicologia.com.pt, 04/07/2009. Texto online. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0484.pdf >.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.

PERES, Sílvio Lopes. Relação aluno-professor: uma proposta junguiana. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, ano VII, n. 13, nov. 2009.

SANTAELLA, NESTERIUK, FAVA, Gamificação em debate / organização de Lucia Santaella, Sérgio Nesteriuk, Fabricio Fava. – São Paulo: Blucher, 2018.

SANTOS, José Alex Soares. Teorias da Aprendizagem: Comportamentalista, Cognitivista e Humanista. SIGMA, n. 2, p. 97-111, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pró-Posições, Campinas, Unicamp, v. 18, n. 1 (52), p. 15-27, jan./abr. 2007.

Publicado

2023-05-11

Sección

Artigos