Um dia qualquer e o cinema Olympia como objeto de relação estética nacional

Autores/as

Palabras clave:

Um dia Qualquer, Cinema Olympia, cultura fílmica, estética, cidade.

Resumen

Neste artigo busca-se construir uma reflexão sobre as relações que sustentam a história do cinema a partir do contexto da recepção dos filmes nacionais e, em especial, na cidade de Belém nas décadas de 1960, considerando a forma de projeção fílmica, assim como os acontecimentos, o estilo e a maneira de viver da sociedade belenense nesse período da história. Partindo da análise do filme Um dia Qualquer de Líbero Luxardo, contextualiza-se o comportamento da sociedade à época. A ideia é discutir a história desse filme como objeto e sua capacidade de se manter na memória dos belenenses, buscando através de diferentes abordagens de teóricos e pesquisadores como Charles Peirce, Verón e Immaculata, respostas para a compreensão da estética no contexto cinematográfico. 

 

Biografía del autor/a

MARCIA CRISTINA RIBEIRO GONÇALVES NUNES, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cutura - PPGCLC/UNAMA

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo

Enilene Débora Leite Rodrigues, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia;

Arquiteta e Urbanista/UNAMA

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Publicado

2023-05-11

Sección

Artigos