A Divulgação Científica na perspectiva da Sociossemiótica
o audiovisual no meio digital
Resumen
Nesta pesquisa, são exploradas as estratégias enunciativas, regimes de sentido e interação presentes em vídeos de divulgação científica no YouTube. O objetivo é entender os sentidos construídos e a presença do destinador nesse ambiente digital, examinando marcas de enunciação moldadas pela plataforma. Além disso, discute-se a credibilidade dos enunciados e a interseção entre a ciência e o senso comum na divulgação científica (Bueno, 2010; Vogt, 2012; Lewestein, 2003). O objeto investigado são os vídeos do Canal do Pirulla, cujo destinador possui formação acadêmica em zoologia e não possui treinamento profissional em produção de vídeos. A abordagem da semiótica francesa (Greimas, 2002; Landowski, 2014) é trabalhada para regimes de sentido e interação. Este estudo verifica como o destinador lança mão estratégias para impelir a construção de sentido a fim de acentuar o gosto pela ciência enquanto objeto de valor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).