A Divulgação Científica na perspectiva da Sociossemiótica
o audiovisual no meio digital
Resumo
Nesta pesquisa, são exploradas as estratégias enunciativas, regimes de sentido e interação presentes em vídeos de divulgação científica no YouTube. O objetivo é entender os sentidos construídos e a presença do destinador nesse ambiente digital, examinando marcas de enunciação moldadas pela plataforma. Além disso, discute-se a credibilidade dos enunciados e a interseção entre a ciência e o senso comum na divulgação científica (Bueno, 2010; Vogt, 2012; Lewestein, 2003). O objeto investigado são os vídeos do Canal do Pirulla, cujo destinador possui formação acadêmica em zoologia e não possui treinamento profissional em produção de vídeos. A abordagem da semiótica francesa (Greimas, 2002; Landowski, 2014) é trabalhada para regimes de sentido e interação. Este estudo verifica como o destinador lança mão estratégias para impelir a construção de sentido a fim de acentuar o gosto pela ciência enquanto objeto de valor.
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