Entre o convencer e o admirar: estratégias discursivas da Igreja Universal na Programação IURD e na campanha Eu Sou A Universal
Palavras-chave:
Igreja Universal do Reino de Deus, análise de discurso, programação IURD, Eu Sou A UniversalResumo
O presente trabalho expõe uma análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD): uma peça publicitária da campanha "Eu sou a Universal"disponível na internet e um testemunho proferido por um fiel veiculado em um dos programas televisivos que compõem a Programação IURD (conjunto de programas que a igreja exibe durante a madrugada) do estado brasileiro de Minas Gerais. Em comum os objetos analisados trazem a história de Cláudio Soares, ex-mendigo que se tornou empresário bem sucedido. Tendo como referenciais teóricos a Análise de Discurso franco-brasileira de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, bem como elementos da retórica aristotélica, procuramos identificar as diferentes estratégias discursivas que a IURD utiliza a partir dos dois contextos enunciativos. Dessa forma, observamos em que tais estratégias diferem de acordo com os objetivos específicos de cada produto e o público para os quais eles se destinam.
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