Inteligência Artificial (IA) na criação de conteúdos audiovisuais em meios de comunicação públicos: análise de um caso de produção automatizada
Resumo
Os meios de comunicação públicos enfrentam o desafio de explorar as oportunidades geradas pelas tecnologias emergentes para manter a sua posição. Os principais meios de comunicação públicos europeus começaram a testar diferentes fórmulas interessantes em termos de qualidade do serviço público, entre as quais se destaca a Inteligência Artificial (IA). Neste contexto, a Radiotelevisión Española (RTVE) começou a desenvolver usos algorítmicos transparentes. Esta investigação analisa a produção audiovisual musical da Radio 3 Extra (RTVE) “Hiperia” (2023), inteiramente gerada por IA. Este estudo de caso aprofunda as caraterísticas desta produção pioneira e revela os fatores determinantes do seu desenvolvimento a nível profissional, tecnológico, editorial e de conteúdos. Para tal, utiliza uma abordagem metodológica mista que consiste na análise descritiva de conteúdo dos programas da primeira temporada (2023-2024), a partir de entrevistas semi-estruturadas em profundidade com os responsáveis pelo projeto e em questionários digitais aplicados aos profissionais da equipe de produção. Os resultados discutem como a IA pode ser adaptada aos princípios dos meios públicos, criando conteúdos audiovisuais que combinam valores culturais e visuais, sempre com supervisão humana para garantir as suas ética, qualidade e veracidade, em acordo com estudos anteriores sobre os desafios dos meios audiovisuais públicos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
