A cobertura fotojornalística da visita de D. Manuel II ao Porto, em novembro de 1908, pela Ilustração Portuguesa: informação e propaganda

Autores

Resumo

O breve reinado de D. Manuel II foi orientado para a viabilização da Monarquia Constitucional. A primeira viagem oficial como rei foi ao Porto, não tendo sido detetados quaisquer estudos sobre a cobertura jornalística desse acontecimento. A presente investigação pretende suprir, parcialmente, essa lacuna, analisando o discurso da revista Ilustração Portuguesa, ao tempo a revista gráfica de maior circulação, com ênfase na iconografia. Utiliza-se uma metodologia qualiquantitativa. Concluiu-se que a cobertura jornalística da visita real ao Porto se centrou na figura real, nas atitudes de reverência para com o soberano e nos “banhos de multidão”, resultando numa narrativa favorável à Monarquia como uma instituição social sintonizada com o povo. Concluiu-se, também, que o conceito de reportagem fotográfica assentava na elaboração de uma narrativa cronológica visual do acontecimento por meio da justaposição de instantâneos fotográficos que acompanhassem a sequência de ações, entrecruzados com fotografias de espaços e personagens.

Biografias Autor

Jorge Pedro Sousa, Universidade Fernando Pessoa & ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA

Professor catedrático e investigador da Universidade Fernando Pessoa e do ICNova - Instituto de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se por teoria e história do jornalismo, produtos jornalísticos e produção jornalística. A sua pesquisa mais recente incide na história da introdução do jornalismo em Portugal e na análise dos primeiros dispositivos jornalísticos e pré-jornalísticos portugueses, bem como na introdução do jornalismo iconográfico no país e na recuperação da história da teorização do jornalismo em Portugal.

Celiana Azevedo, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação & ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e investigadora integrada no Instituto de Comunicação da Universidade NOVA de Lisboa (ICNOVA).

Downloads

Publicado

2025-12-09