Desinformação eleitoral em plena campanha: Nuances de pós-verdade e populismo no coração da democracia brasileira

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Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o funcionamento da desinformação a partir dos atributos de pós-verdade e da retórica populista que integram as narrativas definidas como falsas pela agência de checagem de fatos Lupa, de janeiro a maio de 2022, sobre o processo eleitoral brasileiro. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo (Bardin, 2002), com amostra composta por 22 unidades de registro e estabelecimento de categorias analíticas. Os resultados indicam uma predisposição das informações falsas ao confronto com instituições e figuras, partidos ou espectro ideológico específicos, permitindo-nos concluir que a adesão política das narrativas falaciosas a uma das candidaturas à Presidência e o seu apelo a teorias conspiratórias colocaram em dúvida a lisura do processo eleitoral e a própria democracia.

Biografia Autor

Thiago Cury Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor-adjunto do Departamento de Comunicação Social e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT), campus Cuiabá. Membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (Gpea). É mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, ambos pela Universidade de Marília. Áreas de interesse e atuação: Jornalismo, política, Educomunicação, Emergência Climática, Desinformação.

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Publicado

2024-05-31