Resiliência e crise – a rádio portuguesa na pandemia do novo coronavírus
Mots-clés :
radio, jornalismo, Covid-19, PortugalRésumé
A rádio conquistou muito do seu espaço devido ao papel que desempenha em momentos de crise. Nessas alturas, as pessoas procuram informação credível de um modo rápido e a rádio tem tido ao longo da sua história a capacidade para corresponder às expectativas dos ouvintes. A sua flexibilidade enquanto veículo de informação, a possibilidade de potenciar o direto e a disponibilização da informação oralizada, são algumas das características que elevam a rádio em momentos críticos. A pandemia provocada pela Covid-19 gerou transformações na vida de todos nós e teve, naturalmente, impacto nas empresas de media incluindo, claro, a rádio. O objetivo do presente artigo é o de perceber como a rádio portuguesa de informação vivenciou este período de confinamento e as primeiras semanas de desconfinamento, recorrendo à perceção dos jornalistas do meio radiofónico sobre o trabalho desenvolvido e o modo como a sua rádio geriu as rotinas e os processos produtivos.Références
(2019, julho 16). Bareme Rádio – 3ª Vaga de 2019. Marktest. www.marktest.com/wap/a/n/id 252b.aspx.
(2020, março 26). Radio is ‘confort food’ as media consumption rises amid covid-19 pandemic. Nielsen. www.nielsen.com/us/en/insights/article/2020/radio-iscomfort-
food-as-media-consumption-rises-amid-covid-19-pandemic/.
(2020, abril 17). Supporting radio journaism in time of covid-19. Farm Radio International. https://farmradio.org/supporting-radio-journalism-during-covid-19/.
(2020, maio 13). Grupo Renascença lidera rádio no digital. Renascença quadruplica audiência. Grupo Renascença Multimédia. https://gruporenascencamultimedia.com/2020/05/13/grupo-renascenca-lidera-radio-no-digital-renascenca-quadruplica-audiencia/.
(2020, maio 24) Diário de Combra celebra hoje 90 anos. Correio da Manhã. www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/diario-de-coimbra-celebra-hoje-90-anos.
(2020, julho 21). Bareme Rádio – 3ª Vaga de 2020. Marktest. www.marktest.com/wap/a/n/id 2678.aspx.
(2021, janeiro 13). Há cada vez mais portugueses a ouvir rádio... pela Internet. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/ha-cada-vez-mais-portugueses-a-ouvir-radio-pela-internet.
(2021, fevereiro 9). Maioria dos jovens ouve rádio pela Internet. Marktest. www.marktest.com/wap/a/n/id 272a.aspx.
(2021, fevereiro 15). Fifty three community radio stations to receive emergency funding. Ofcom. www.ofcom.org.uk/about-ofcom/latest/features-and-news/community-radio-emergency-funding.
Albertos, J. (1977). El Mensaje Informativo. ATE.
Berry, R. (2020, maio 20). Radio in a Crisis. Discover Sunderland. www.sunderland.ac.uk/study/explore/arts-creative-industries/radio-crisis/.
Bonixe, L. (2012). A Informação Radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. Livros Horizonte.
Bonixe, L. (2011). Jornalismo radiofónico e Internet – Um estudo da evolução do uso das potencialidades online nas notícias dos sites da rádio. Comunicação e Sociedade, (20), 29-41. https://revistacomsoc.pt/article/view/1569/1549.
Camponez, C., Miranda, J., Fidalgo, J. Garcia, J., Matos, J., Oliveira, M., Martins, P., & Silva, P. (2020). Estudo sobre os Efeitos do Estado de Emergência no Jornalismo no Contexto da Pandemia Covid-19. Relatório. Sopcom. www.sopcom.pt/ficheiros/relatorio-COVID-19-Jornalismo.pdf.
Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T., & Paisana, M. (2021) Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global – Versão III. Obercom. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2021/02/Covid_III_FINAL.pdf.
Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T., & Paisana, M. (2020). Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global – Versão II. Obercom. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/05/Covid_impacto_update_FINAL.pdf.
Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T., Paisana, M., & Pais, P. (2020). Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global. Obercom. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/04/Covid19_impacto_final.pdf.
Crisell, A. (1994). Understanding Radio. Routledge.
Cristo, D. (2005). A Rádio em Portugal e o Declínio do Regime de Salazar e Caetano (1958-1974). Minerva.
Crook, T. (1998). International Radio Journalism. Routledge.
Curran, J., & Seaton, J. (1997). Imprensa, Rádio e Televisão – Poder sem responsabilidade. Instituto Piaget.
Defleur, M., & Dennis, E. (1994). Understanding Mass Communication. Hougthon Mifflin Company.
Durães, P. (2020, abril 16). Imprensa regional: 30 publicações deixaram de imprimir e metade corre o risco de fechar. Meios & Publicidade. www.meiosepublicidade.pt/2020/04/imprensa-regional-30-publicacoes-deixaram-imprimir-metade-corre-risco-fechar/.
Faria, D., & Dias, S. (2020, maio 29). Impala despede mais de 50 trabalhadores e fecha revista ‘VIP’. Correio da Manhã. www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/impala-despede-mais-de-50-trabalhadores-e-fecha-revista-vip.
Faus Belau, A. (1981). La Radio – Introduccion a un Medio Desconocido. Editorial Latina.
Gonçalves, R. (1999). Jornalismo e Valores. O Projecto Informativo TSF-Rádio Jornal (1988-1993). Edinova.
Haye, R. (2011). La radio que viene. Rádio-Leituras, (1), 3-13. http://radioleituras.files.wordpress.com/2011/08/2-haye_esp.pdf.
Hendy, D. (2000). Radio in the Global Age. Polity Press.
Henriques, C. (2019). As inundações de Lisboa de 1967 como acontecimento mediático no Rádio Clube Português. Media & Jornalismo, 19(35), 165-181. https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_11.
Jeanneney, J-N. (1996). Uma História da Comunicação Social. Terramar.
Lazarsfeld, P. (1940). Radio and the Printed Page. Duell, Sloam and Pearce.
Lusa (2020, abril 5). Covid-19: Sindicato dos Jornalistas pede apoio urgente para sobrevivência dos jornais e rádios locais. Jornal Público. www.publico.pt/2020/04/05/sociedade/noticia/covid19-sindicato-jornalistas-pede-apoio-urgente-sobrevivencia-jornais-radios-locais-1911079.
Marques, R. (2020, março 31). Rádios Apontam para Quebra na publicidade local e regional e pedem apoio ao Estado. Meios & Publicidade. www.meiosepublicidade.pt/2020/03/radios-apontam-quebra-na-publicidade-local-regional-pedem-apoio-do-estado/.
Martins, C., Esteves, A., & Corrêa, L. (2020, junho). Relatório de Avaliação do impacto da pandemia de Covid-19 sobre o setor da comunicação social em Portugal.
ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social. www.flipsnack.com/ERCpt/avalia-o-do-impacto-da-pandemia-covid-19-no-setor-dos-media/fullview.html.
Mitchell, A., Jurkowitz, M., J. Baxter, Oliphante, J., & Shearer, E. (2020, julho 30). Americans Who Mainly Get Their News on Social Media Are Less Engaged, Less Knowledgeable. Journalism & Media. www.journalism.org/2020/07/30/americans-who-mainly-get-their-news-on-social-media-are-less-engaged-less-knowledgeable/.
Nielsen, R., Fletcher, R., Newman, N., Brennen, S., & Howard, P. (2020). Navegando la “infodemia”: así consume y califica las noticias y la información sobre el coronavirus la gente en seis países. Reuters Institute. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/navegando-la-infodemia-asi-consume-noticias-e-informacion-sobrecoronavirus-espana-argentina-otros-paises.
Peñafiel Saiz, C. (2002). La Información en la Radio. In M. Martinez-Costa (Coord.), Información Radiofónica (pp. 21-57). Ariel.
Queiroz, L. (2020, abril 22). Covid-19: Lay-off da Global Media abrange 538 trabalhadores do grupo. Público. www.publico.pt/2020/04/20/sociedade/noticia/covid19-layoff-global-media-abrange-538-trabalhadores-grupo-1913090.
Rodero Anton, E. (2020). Radio: the medium that best copes in crises. Listening habits, consumption, and perception of radio listeners during the lockdown by the Covid-19. El profesional de la información, 29(3). https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.06.
Rodrigues, S., & Cardoso, D. (2020, junho 4). Futuro do Jornalismo? Parar de financiar os negócios do costume. Fumaça. https://fumaca.pt/futuro-jornalismoparar-financiar-business-as-usual/.
Santos, S. (2008). O dia de fogo. In A. Santos, A. Póvoa, A. Esteves, et al, Tão Perto do Mundo – 20 Acontecimentos em 20 anos da rádio que mudou a rádio (pp. 18-25). Prime Book.