O triunfo da Acção: projectar a “reconquista cristã”
Mots-clés :
cinema de propaganda, SPN/SNI, Acção Católica, Salazar Diniz, A revolução de Maio, António FerroRésumé
A instrumentalização do cinema pelo Estado Novo foi feita pelo SPN/SNI e, embora não tenha sido imediata, teve grande impacto na produção cinematográfica portuguesa da época. Além da produção documental e de actualidades filmadas de propaganda, houve investimento em ficção nacionalista e/ou de propaganda explícita do regime autoritário, que António Ferro relevou ao fazer o balanço da acção do secretariado com que projectou a “política do espírito” que arquitectou. Esta produção cinematográfica de propaganda foi apresentada através do Cinema do Povo, rebaptizado como Cinema Ambulante do secretariado.
Nesse contexto, qual a importância e de que modo é exemplar a produção, pelo SPN, de A Manifestação da Acção Católica em Braga? Este artigo apresenta uma panorâmica da produção estatal de propaganda para analisar o modo como Braga foi filmado, em meados da década de 30, pelo cinema de propaganda. Detalha, através da análise fílmica, como a festa da Acção Católica, aí celebrada quando A revolução de Maio estreou, internalizou o espírito da época, mimetizando, à escala do país e com as limitações impostas pela falta de investimento e meios cinematográficos, o modelo de ordem alemão, correspondendo a uma paramilitarização dos comportamentos dos crentes, incitados à “reconquista cristã” pela Acção Católica.
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