Paywall como modelo de negócios: uma análise dos maiores jornais brasileiros

Auteurs

  • Thays Assunção Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mots-clés :

jornalismo, paywall, modelo de cobrança, Brasil, jornais

Résumé

O artigo investiga o papel do paywall (cobrança pela leitura de conteúdos digitais dos jornais) na constituição de um novo modelo de negócio para as empresas jornalísticas no ambiente digital. Para isso, realiza uma revisão bibliográfica sobre o negócio do jornalismo na plataforma impressa, paywall e experiências internacionais. Em seguida, apresenta um levantamento dos 15 maiores jornais de circulação paga do Brasil, destacando quais títulos fazem uso da cobrança pelo conteúdo dos seus sites, quais os formatos adotados e planos de assinatura. Com base no estudo constatou-se que apenas quatro impressos brasileiros utilizam o paywall. Os outros 11 jornais deixam o conteúdo dos sites abertos para não assinantes e cobram somente pela versão digital.

Biographie de l'auteur

Thays Assunção Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

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Publiée

2019-05-31