Quando “os golos dispensam balizas”
Uma análise às estratégias de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal
Résumé
Este estudo tem por objetivo verificar as estratégias de responsabilidade social adotadas pela Fundação do Futebol, iniciativa criada pela Liga Portugal. Considerando as propostas de Kotler e Lee (2005), sobre as práticas de responsabilidade social, procura-se nesta investigação analisar de que forma estas podem ser aplicadas no âmbito desportivo e, em particular, no universo do futebol. Procura-se assim avaliar o tipo de publicações que têm sido feitas pela Fundação no Facebook. O período escolhido para a análise corresponde a todo o ano de 2022. Neste contexto, foi feita uma recolha de 347 postagens. Para efeitos de análise foi considerada uma abordagem qualitativa, com base em autores como Berelson (1952) e Neuendorf (2017), que enfatizam a relevância da análise de conteúdo como uma técnica válida para extrair informações significativas e interpretar dados qualitativos. As publicações e estratégias utilizadas pela Fundação do Futebol foram categorizadas com base nas seis práticas de RSC propostas por Kotler e Lee (2005). Os resultados permitem identificar as principais iniciativas empregadas pela Fundação. A partir dessas práticas, este estudo desenvolveu três estratégias agrupadas por equivalência de objetivos, permitindo uma visão detalhada das ações de sensibilização, intervenção e práticas corporativas promovidas pela Fundação do Futebol.
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