Estudo do Discurso de Ódio Online em Comunidades de Jogos:
Perspetivas de Grupos de Foco com Jogadores Jovens
Résumé
O presente artigo faz parte de um estudo, em desenvolvimento, sobre discurso de ódio nas comunidades de vídeo jogos online. Através das perspectivas de jovens jogadores e utilizando grupos de foco como metodologia qualitativa, foi possível obter conhecimento acerca das suas experiências relativamente a mensagens ofensivas, ambientes tóxicos online e normas de conduta em jogos. A análise dos depoimentos de 19 estudantes revelou informações tais como a sua concepção de discurso de ódio, as formas como são afetados por esse tipo de discurso e quais as possíveis respostas que imaginam para este fenómeno. Os resultados revelaram uma certa aceitação de ambientes tóxicos no contexto de jogos online, frequentemente devido à dessensibilização. As narrativas destes jovens jogadores apontaram para características como poder, prazer, conformidade e aumento de estatuto como motivações para comportamentos disruptivos online. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais ampla das percepções, comportamentos e motivações nas comunidades de jogos online, enfatizando a necessidade de uma abordagem colaborativa envolvendo jogadores, criadores e plataformas de jogos para promover um ambiente mais respeitoso e inclusivo.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Estudos em Comunicação / Communication Studies est un journal en libre accès. Tout son contenu est gratuitement disponible gratuitement pour l'utilisateur ou son institution. Les utilisateurs sont autorisés à lire, télécharger, copier, distribuer, imprimer, rechercher, ou un lien vers le texte intégral des articles de ce journal sans demander la permission préalable de l'éditeur ou de l'auteur. Estudos em Comunicação, par Labcom, est sous licence Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported. En soumettant votre travail à Estudos em Comunicação / Communication studies, vous confirmez que vous êtes l'auteur et possédez les droits d'auteur, que le contenu est original et non publié auparavant, et que vous acceptez les conditions de licence.