O que significa “Opinião Pública”? Um estudo sobre os diferentes sentidos do termo nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo

Autores/as

  • Francisco Paulo Jamil Marques Universidade Federal do Paraná
  • Camila Mont’Alverne Universidade Federal do Paraná
  • Andressa Butture Kniess Universidade Federal do Paraná
  • Amanda Pupor Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

jornalismo político, editorial, opinião pública, análise de conteúdo

Resumen

Após reconhecer diferentes abordagens teóricas conferidas ao termo “opinião pública” ao longo do século XX, o artigo examina de que maneira os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo (OESP) mobilizam o conceito em questão. A ideia é investigar de que maneira a “opinião pública” pode ser invocada para legitimar posições de agentes privados. Propõem-se como hipóteses: H1) O tema predominante nos editoriais analisados é Política, tendo em vista que os editoriais tendem a se dirigir às elites políticas do país. H2) A ideia de opinião pública mais recor- rente nos editoriais é o sentido do termo enquanto agente ativo. São examinados quantitativamente e qualitativamente (Análise de Conteúdo para verificar os sentidos acionados pelas peças) 95 textos editoriais publicados em O E S P que, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016, mencionaram “opinião pública”. Aponta-se que o jornal tende a mobilizar a ideia de opinião pública com maior frequência para tratar de temas relativos à política, tomando o termo, na mai- oria das vezes, na condição de agente ativo e autônomo para julgar os acontecimentos. O trabalho, assim, examina os modos de instrumentalização do conceito de opinião pública por parte de agentes midiáticos interessados em influenciar o debate abrigado na esfera pública. 

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Publicado

2017-12-22