Papéis de gênero na sociedade contemporânea: A recepção do discurso pós-feminista pelos seguidores da advogada @dra.mirianeferreira no Instagram
Resumen
O pós-feminismo é a formação discursiva dominante sobre feminismo na sociedade contemporânea. Marcada pelo entrelaçamento de feminismo e antifeminismo, constitui uma estratégia neoliberal de moldagem da subjetividade que reforça estereótipos de gênero tradicionais para limitar a transformação social, ao mesmo tempo que enaltece o empoderamento das mulheres. Presente em inúmeros produtos culturais, o pós-feminismo pode ser identificado no discurso de Miriane Ferreira, advogada que ganhou popularidade no Instagram ao responder dúvidas sobre Direito de Família e se posicionar em defesa do homem como provedor. Considerando que os indivíduos têm papel ativo na decodificação das mensagens que circulam na cultura, este estudo objetivou perceber, através da Análise Crítica do Discurso contido nos comentários deixados na rede social da advogada, como ocorre a recepção do pós-feminismo e do estereótipo de homem provedor por parte de seus seguidores. Os resultados mostram que o discurso hegemônico é reproduzido mais pelas mulheres e sua contestação se dá por homens e mulheres em proporções similares.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
