Discriminação também na Mídia – a imagem do negro na imprensa Blumenauense
Keywords:
preconceito, negro, representação, mídia, BlumenauAbstract
Esse artigo nasce da necessidade de entender qual a imagem projetada pela mídia sobre o negro na sociedade blumenauense, demandada a partir da vivência e da militânciEsse artigo nasce da necessidade de entender qual a imagem projetada pela mídia sobre o negro na sociedade blumenauense, demandada a partir da vivência e da militância junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau. O núcleo é uma entidade que tem a finalidade de auxiliar a Universidade na produção e disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de oEsse artigo nasce da necessidade de entender qual a imagem projetada pela mídia sobre o negro na sociedade blumenauense, demandada a partir da vivência e da militância junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau. O núcleo é uma entidade que tem a finalidade de auxiliar a Universidade na produção e disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana. Parte-se do princípio que a mídia forma e propaga uma imagem permanente dos atores sociais por meio de seus produtos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Essa investigação propôs-se a observar pelos mais diversos olhares como a constituição deste sujeito afeta sua identidade, discutindo criticamente o processo pelo qual surgem, se manifestam e se naturalizam práticas como o preconceito e a discriminação, a segregação social, a exploração no mercado de trabalho, além de contribuir com o fenômeno da invisibilidade social dessas populações consideradas minoritárias em Blumenau e região. O estudo analisou conteúdo veiculado na mídia local no período entre agosto e novembro de 2017, por meio de acompanhamento sistemático das mídias impressa, eletrônica e digital.rigem africana. Parte-se do princípio que a mídia forma e propaga uma imagem permanente dos atores sociais por meio de seus produtos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Essa investigação propôs-se a observar pelos mais diversos olhares como a constituição deste sujeito afeta sua identidade, discutindo criticamente o processo pelo qual surgem, se manifestam e se naturalizam práticas como o preconceito e a discriminação, a segregação social, a exploração no mercado de trabalho, além de contribuir com o fenômeno da invisibilidade social dessas populações consideradas minoritárias em Blumenau e região. O estudo analisou conteúdo veiculado na mídia local no período entre agosto e novembro de 2017, por meio de acompanhamento sistemático das mídias impressa, eletrônica e digital.a junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau. O núcleo é uma entidade que tem a finalidade de auxiliar a Universidade na produção e disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana. Parte-se do princípio que a mídia forma e propaga uma imagem permanente dos atores sociais por meio de seus produtos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Essa investigação propôs-se a observar pelos mais diversos olhares como a constituição deste sujeito afeta sua identidade, discutindo criticamente o processo pelo qual surgem, se manifestam e se naturalizam práticas como o preconceito e a discriminação, a segregação social, a exploração no mercado de trabalho, além de contribuir com o fenômeno da invisibilidade social dessas populações consideradas minoritárias em Blumenau e região. O estudo analisou conteúdo veiculado na mídia local no período entre agosto e novembro de 2017, por meio de acompanhamento sistemático das mídias impressa, eletrônica e digital.References
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